RIP: Corretora de Bitcoin Cryptopia entra em processo de falência. Exit Scam?

Reabrir a empresa, permitir depósitos e fechar 1 mês depois? Parece Exit Scam.

Siga no
Cryptopia fechada. STUFF

A Cryptopia, uma popular corretora de criptomoedas sediada na Nova Zelândia, suspendeu suas negociações e anunciou que entrará em processo de falência. A corretora vai ser desativada enquanto muitos usuários ainda têm fundos. O que está acontecendo e o que acontecerá com o saldo dos traders?

Em janeiro, a corretora sofreu uma falha de segurança na qual milhões de dólares foram roubados. Apesar da perda, a administração acreditava que poderia reduzir custos e recuperar a empresa.

O hack que ocorreu em meados de janeiro roubou US $ 16 milhões da empresa. Após uma investigação policial que levou meses, a Cryptopia finalmente reabriu em meados de abril.

Ontem, o site da Cryptopia ficou offline por causa de ‘manutenção’, mas como alguns usuários já esperavam, a empresa não seria reaberta novamente. Hoje, uma declaração da Cryptopia disse que David Ruscoe e Russell More, da Grant Thornton, foram apontados como liquidadores da Cryptopia.

O comunicado diz: “O hack da Cryptopia em janeiro de 2019 teve um impacto severo nas negociações da empresa. Apesar dos esforços da administração para reduzir custos e retornar o negócio à lucratividade, foi decidido que a nomeação de liquidantes era do interesse de clientes, funcionários e outras partes interessadas”.

A corretora ficou inativa por horas antes de anunciar o processo de liquidação, então o site postou um aviso: “Não entre em pânico! Estamos em manutenção. Obrigado pela sua paciência e pedimos desculpas pelo inconveniente.”

O comunicado afirma que os clientes e fornecedores da plataforma serão contactados em breve dentro dos próximos dias. No entanto, pode demorar um pouco até que haja muita clareza.

A Cryptopia vai voltar? 

É altamente provável que, se você ainda tiver fundos na corretora, não seja mais possível negociar com eles. O comunicado diz que as negociações na plataforma estão suspensas “enquanto as investigações ocorrem”, deixando uma abertura para que as negociações voltem uma vez que essas investigações estejam concluídas, há uma grande chance de que o resultado seja que Cryptopia não abra a plataforma para os usuários.

A investigação vai “levar meses ao invés de semanas”, disse a empresa.

Perdi meus fundos na cryptopia?

Muito ainda não está claro, e os liquidantes ainda não comunicaram sobre o que acontecerá com os fundos dos usuários. Tudo o que eles disseram foi que “percebemos que os clientes da Cryptopia vão querer que esse assunto seja resolvido o mais rápido possível”.

A grande questão agora é: os fundos que não foram roubados durante o hack ainda estão em posse da corretora? Ou isso é um exit scam? No caso deste último, será quase impossível para os usuários recuperarem seus fundos.

Caso os fundos ainda estejam na corretora, a maneira mais fácil para a Cryptopia seria permitir que os usuários retirassem seus ativos da plataforma. Mas ainda há outros credores / grandes acionistas que precisam ser pagos primeiro, não deixando muito para os usuários.

O que a mídia neozelandesa está dizendo? 

O jornal local Stuff visitou a sede da cryptopia após a queda do site, e viu que o “edifício da empresa está abandonado” estava trancado, com uma corrente e um cadeado nos portões do estacionamento.

 

De acordo com pessoas próximas ao assunto, muitos dos funcionários foram demitidos no último mês. Outros disseram que os investigadores da polícia que investigam o roubo de US $ 16 milhões da Cryptopia não tinham ideia de como lidar com esse caso. A investigação sobre o hack ainda está em andamento.

Poderia ser um golpe? 

Embora a comunidade esteja gritando ‘Exit Scam’ após o anúncio da Cryptopia, é muito cedo para dizer isso com certeza.

Uma coisa importante que faz com que isso pareça um exit scam é o fato da Cryptopia ter aberto a corretora um mês após o hack, sabendo que os negócios estavam muito ruins (com tantos funcionários sendo demitidos), permitindo que as pessoas depositassem fundos novamente, para começar negociações novamente, apenas para fechar a plataforma sem avisar, um mês depois.

Leia mais sobre:
Mateus Nunes
Mateus Nuneshttps://livecoins.com.br
Analista de Sistemas, entusiasta de criptomoedas e blockchain. Tradutor do site Bitcoin.org Sugestão de pauta: mateus@livecoins.com.br

Rússia pode reconhecer criptomoedas como propriedade

A Rússia tem uma história bem conturbada com relação as criptomoedas, desde projetos de lei que pretendiam criminalizar os ativos até a proposta de...

Justiça manda bitcoin.org revelar quantos bitcoins brasileiro tem

A justiça do Estado de São Paulo expediu um ofício ao Bitcoin.org, considerado o site oficial do Bitcoin no mundo todo. O caso aconteceu...
BlackFriday-Bitcoin

Bitcoin com 20% de desconto na Black Friday

O bitcoin estará à venda com desconto nesta Black Friday, quando se espera que bilhões sejam gastos em todos os tipos de produtos e...

Últimas notícias

Justiça manda bitcoin.org revelar quantos bitcoins brasileiro tem

A justiça do Estado de São Paulo expediu um ofício ao Bitcoin.org, considerado o site oficial do Bitcoin no mundo todo. O caso aconteceu...

Bitcoin com 20% de desconto na Black Friday

O bitcoin estará à venda com desconto nesta Black Friday, quando se espera que bilhões sejam gastos em todos os tipos de produtos e...

Por que o Bitcoin caiu $ 3.000 em poucas horas?

O Bitcoin não conseguiu superar seu preço histórico e caiu rapidamente de $ 19.500 para menos de $ 17.000. A moeda digital chegou enfrentar...