Ripple envia R$ 61 milhões para baleia e cofundador da moeda

Ex-parceiro é autorizado pela justiça a vender seus tokens no mercado!

-

Siga no
Baleia de Bitcoin
Baleia de Bitcoin
Anúncio

A Ripple é uma moeda que é acusada por muitos na comunidade de ser centralizada, ou seja, muitas moedas nas mãos de poucas pessoas. Em uma recente transferência milionária, a Ripple enviou uma alta soma para um cofundador e baleia da XRP.

Apesar de ser um dos fundadores da XRP, Jed McCaleb abandonou o projeto e entrou na justiça contra a Ripple. Em uma decisão judicial, ficou determinado que Jed receberia por muitos anos uma alta soma de moedas, fazendo com que ele se tornasse uma grande baleia da Ripple.

De fato, Jed é autorizado a vender suas moedas XRP pela justiça desde 2016, não podendo ultrapassar 0,5% do volume diário da moeda. Ao acabar o tempo definido em seu processo, o cofundador poderia, caso quisesse, despejar suas moedas no mercado.

Anúncio

Criptomoeda Ripple XRP
Criptomoeda Ripple XRP

Qual o problema da Ripple com seu cofundador?

A Ripple é uma moeda pensada para substituir o sistema de remessas global, principalmente o SWIFT. Esse meio de pagamentos foi fundado em 2012 e pretende ser uma forma de transacionar valores na internet de forma instantânea.

Contudo, ao criar a Ripple, cerca de 20 bilhões de XRP foram destinados aos seus criadores. Essa seria, na visão dos desenvolvedores, uma compensação pelos riscos de criar uma moeda digital.

Em 2014, entretanto, Jed McCaleb, um dos fundadores da Ripple, resolveu que iria liquidar suas posições de XRP. O anúncio causou enorme temor no mercado desta moeda, que previu que os preços poderiam cair drasticamente.

Mediante a baleia afirmar em fóruns que iria vender muita Ripple, um processo foi aberto para impedir a venda em massa. Na época, em 2014, Jed foi impedido de vender mais que U$ 20 mil por semana, para não prejudicar o mercado da Ripple em corretoras.

Ainda sim, a Ripple envia para ele algumas moedas até hoje, como maneira de compensar o ex-parceiro e cofundador. O homem poderá liquidar, após 2020, todas as suas posições caso queira.

Relógio com a Logo da Criptomoeda Ripple (XRP)
Relógio com a Logo da Criptomoeda Ripple (XRP)

Preço da Ripple pode ser afetado por baleia que é cofundador do projeto

O preço da Ripple (XRP) tem sofrido nos últimos tempos, com enorme desvalorização no mercado de criptomoedas. Apesar do token XRP não valer muita coisa mais, cerca de U$ 0,18 na cotação de hoje, tem aumentado suas parcerias com empresas para envio de remessas.

Contudo, o preço que não passa por bons momentos, poderá ter uma piora caso o cofundador Jeb McCaleb resolva vender suas XRPs. É estimado que o homem tenha mais que 4 bilhões de moedas, aguardando para serem despejadas em corretoras.

Nas últimas 24 horas, por exemplo, o volume negociado de Ripple foi de menos que U$ 2 bilhões de dólares. Caso Jeb resolva vender seus tokens, avaliados em U$ 4 bilhões, poderia arrasar o mercado da Ripple.

O caso voltou a tona no último dia 7 de abril, quando Jeb recebeu mais XRPs em sua carteira. Na data, 63 milhões de XRP foram transferidas para o cofundador, no valor de U$ 12 milhões, ou cerca de R$ 61 milhões.

Jeb McCaleb atualmente é desenvolvedor da criptomoeda Stellar, que criou em 2014 após sair da Ripple. Não é claro se Jeb representa uma ameaça grande ao preço da Ripple, mas sendo uma baleia, poderia quebrar o mercado da moeda a partir do próximo ano.

Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Leia mais sobre:
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Ministério da Justiça - Palácio

Ministério da Justiça promove a blockchain no setor público

Na próxima segunda-feira (21), o Brasil acompanha um webinário importante sobre tecnologia. Promovido pelo Ministério da Justiça, a tecnologia blockchain aplicada ao setor público...
Moeda digital Bitcoin em destaque com fundo preto

MPF destaca evento sobre Bitcoin feito pela Interpol

Autoridades de todo o mundo buscam entender mais sobre as criptomoedas e o Bitcoin. Em um evento na próxima semana, feito com apoio da...
Carvão e tecnologia blockchain

Minas Gerais lança projeto blockchain para controle de carvão

O carvão é considerado um dos principais recursos naturais para obtenção de energia no mundo. Dessa forma, um dos estados que o produz no...

Últimas notícias

MPF destaca evento sobre Bitcoin feito pela Interpol

Autoridades de todo o mundo buscam entender mais sobre as criptomoedas e o Bitcoin. Em um evento na próxima semana, feito com apoio da...

Minas Gerais lança projeto blockchain para controle de carvão

O carvão é considerado um dos principais recursos naturais para obtenção de energia no mundo. Dessa forma, um dos estados que o produz no...

Investidores se confundem e compram criptomoeda errada que valoriza 500.000% com confusão

Recentemente o projeto Uniswap (UNI) tem ganhado muito a atenção dos investidores, principalmente após ter sido listado na Coinbase, a maior corretora de bitcoin...