XRP é uma criptomoeda centralizada criada pela Ripple, uma empresa que oferece soluções de pagamento para instituições financeiras. A criptomoeda valorizou 96% nos últimos 7 dias, saindo de US$0.27 no Domingo (16) para US$0.70 na última sexta (21).
As pessoas ainda estão se perguntando o que poderia ter provocado um salto de preço tão alto por uma criptomoeda que passou a maior parte do ano lutando para ser relevante no mercado.
Ontem o XRP chegou a uma captalização de mercado de US $ 23,9 bilhões, ficando então US $ 400 milhões à frente do Ethereum. O preço do XRP aumentou repentinamente 64% nos últimos dois dias.
Uma olhada no desenvolvimento em torno da infraestrutura da Ripple, a RippleNet, talvez possa dar algumas ideias sobre o que levou a esse evento do mercado.
Há meses a Ripple vem construindo parcerias com várias instituições financeiras em todo o mundo. Essa ofensiva criou alianças com grandes bancos como o National Commercial Bank (NCB) da Arábia Saudita, a PNC dos Estados Unidos, uma gigante financeira japonesa chamada SBI, entre outros de várias partes do globo.
Uma das razões pelas quais essas instituições querem utilizar à Ripple é a necessidade de participar da RippleNet, uma solução blockchain que liga bancos e oferece processamento de transferência de fundos com uma taxa muito mais rápida e barata do que o atual sistema SWIFT.
De acordo com Marcus Treacher, que lidera as contas estratégicas da Ripple, a RippleNet atualmente domina um mercado que abrange mais de 40 países no mundo, com transações que chegam a mais de US $ 2 bilhões por ano.
As soluções de pagamento da Ripple incluem a InstaRem e RationalFX (Ligando o Reino Unido, Sri Lanka, Vietnã, Malásia e Bangladesh), FlutterWave e Remitr (ligando Canadá e Nigéria), InstaRem e BeeTech (ligando Brasil, Espanha, França, Itália e Portugal).
O que aconteceu para Ripple valorizar?
A expansão da Ripple contínua a todo vapor com a RippleNet, somado a rumores de um novo produto que deve ser lançado em breve, isto pode ser a razão por trás do aumento de preço do XRP.
Além disso, o entusiasmo criado por esses rumores nas mídias sociais aumenta o efeito de FOMO. A plataforma em questão é o xRapid, uma espécie de sucessor do xCurrent.
O protocolo xCurrent é o sistema usado pelos bancos parceiros da Ripple para soluções de pagamento.
De acordo com rumores, o xRapid parece ser muito melhor, pois ele utilizará o token XRP no processamento de pagamentos.
Isso aumentaria exponencialmente a eficiência da rede e as velocidades de processamento de transações da RippleNet – De fato, este desenvolvimento obviamente teria um efeito muito positivo no valor de mercado do token.