O aplicativo de negociação de criptomoedas com robô de investimentos iEarn Bot está passando por acusações de operar um golpe contra investidores, após relatos que o aplicativo sumiu com o dinheiro das pessoas.
Revelado pela BBC, o possível golpe pode ter operado um dos maiores esquemas no mercado de criptomoedas, em vários países. Segundo a reportagem, especialistas que investigam o aplicativo, indicam que milhares de pessoas confiaram no esquema.
Enquanto o interesse de investidores cresce no mercado cripto, golpes aproveitam para atacar os desprevenidos.
Suposto robô de investimentos criptomoedas diz ser parceiro da Binance, Huobi e outras plataformas conhecidas
Ao entrar na página do iEarn Bot, os investidores recebem promessas de lucros rápidos no mercado de criptomoedas. Com supostas operações automatizadas, o serviço oferece níveis de rentabilidade para diferentes robôs.
Além disso, a página do produto indica que iEarn tem parceria com corretoras famosas e carteiras de criptomoedas. Entre elas, Binance, Huobi, Kucoin, MetaMask, entre outras.
Em um dos robôs consultados pelo Livecoins, o serviço promete lucros de 18% em 24 horas. Ou seja, R$ 1 mil poderia virar 1.180 reais em apenas um dia segundo o possível golpe, uma oferta no mínimo suspeita.
Mas uma das investidoras do esquema na Romênia disse para a BBC que confiou no robô por 30 dias, quando pediu o saque do seu dinheiro. Neste momento, o serviço disse que teria de fazer uma manutenção no sistema e deixou de lhe atender.
O aplicativo chegou a zerar a conta da cliente indicando que o saque havia sido liberado, mas nada caiu em sua conta. Uma das carteiras consultadas por especialistas detectaram a movimentação de mais de 1 milhão de euros.
Além da Romênia, o golpe conseguiu clientes em vários países como Colômbia e Nigéria, onde a adoção de criptomoedas tem aumentado.
Golpe de robôs de investimentos
O Brasil também registrou um caso similar de golpe com robô de criptomoedas, que foi o do Data AI, que recebeu vários processos na justiça.
Com promessas de lucros rápidos, o falso robô também dizia ter parceira com grandes empresas de criptomoedas, mas nunca comprovou operações. O líder no Brasil do esquema segue citado em vários processos na justiça.
Os casos mostram que os golpes que utilizam robôs de investimentos, em criptomoedas, principalmente, colocam o dinheiro de pessoas em risco. Isso porque, após captar valores, as plataformas falsas não liberam valores aos investidores, dando desculpas e encerrando o suporte.