Rio Grande do Sul lança edital para estimular a economia

Empresas de hardware e software que trabalham com blockchain podem ser candidatas.

Siga no
Chimarrão, cultura do Rio Grande do Sul RS
Chimarrão, cultura do Rio Grande do Sul/Pixabay

O PIB do Rio Grande do Sul é um dos maiores do Brasil e o estado acaba de lançar um edital para startups, que poderão receber até R$ 5,6 milhões.

O Techfuturo tem a finalidade de estimular a economia gaúcha. Para concorrer ao edital, empresas, universidades e até centro de tecnologia foram habilitados. Além disso, o financiamento será destinado à criação de novos produtos, serviços ou processos.

Empresas gaúchas interessadas no aporte podem trabalhar com várias tecnologias. A blockchain, inclusive, é uma das candidatas a criar impactos na economia do estado. Vale o destaque que o governador do Rio Grande do Sul também prepara uma reforma tributária para aumentar a competitividade do setor privado.

RS lançou um edital pró-inovação, que busca atrair startups e impactar economia

Em meio a pandemia do COVID-19 o estado também sentiu os efeitos na economia local. Contudo, o governo já prepara um pacote para incentivar a inovação.

Na segunda-feira (14), o governo do estado lançou o edital do programa Techfuturo, que busca incentivar startups. Com inovações, o governo espera ajudar o grave momento que atravessa o estado, destacou o governador Eduardo Leite.

“A economia mundial está profundamente afetada pela pandemia, e as inovações estão sendo fundamentais para enfrentarmos esse momento. O Rio Grande do Sul, um Estado que sempre foi pioneiro, não pode ficar para trás. Por isso, já havíamos recriado a Sict, lançamos o Inova RS – que mapeou setores estratégicos e matrizes produtivas – e agora temos o Techfuturo, que visa apoiar o desenvolvimento de tecnologias portadoras de futuro para o nosso Rio Grande do Sul”

O governador complementou dizendo que a sinergia entre setor privado e academia pode ser melhorada com apoio do estado. De acordo com o secretário Luís Lamb, para disponibilizar R$ 5,6 milhões de investimentos, há uma parceria com o Sebrae.

O prazo para que as empresas enviem suas propostas é até o dia 29 de outubro. Poderão participar empresas MEI, microempresas e até grandes, desde que vinculadas a uma ou mais ICT.

Tecnologia blockchain é um dos destaques, em softwares ou hardwares

Buscando inovação, o governo gaúcho destacou onze tecnologias apontadas como Tecnologias Portadoras de Futuro. Todas elas foram estabelecidas em um documento chamado de “RS um Estado inovador: diretrizes estratégicas 2018/2028”.

Uma das onze principais tecnologias então é a blockchain, criada há onze anos através do Bitcoin. O governo do Rio Grande do Sul destaca que a blockchain poderá ser utilizada tanto em softwares quanto em hardwares.

Dentre as principais características dessa tecnologia estão a imutabilidade, segurança e transparência. Além disso, com a blockchain o uso de outras tecnologias pode ser melhorado, como a IoT, por exemplo.

Ao todo, os projetos tecnológicos poderão impactar 12 setores, considerados estratégicos no estado, como saúde, educação, games, segurança, agroindústria, entre outros. Vale o destaque que as habilidades com a tecnologia blockchain tem sido uma das principais de 2020, de acordo com o LinkedIn.

Leia o edital na íntegra, disponibilizado aqui neste link.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Debate Descentralizado: stablecoins podem impactar outras criptomoedas

As stablecoins são possivelmente um dos pilares do mercado de criptomoedas atualmente. O USDT, por exemplo, é usado como medidor de demanda por investidores....
Trade na Uniswap baleia

Criador da Uniswap quer melhorar negociações de baleias Ethereum

Hayden Adams, o criador da Uniswap quer implementar uma melhoria para as negociações de baleias de Ethereum. Um estudo está sendo feito em conjunto...
US Marshals na vigilância do telhado bitcoin

Polícia americana contrata empresa para armazenar bitcoins apreendidos

A polícia dos Estados Unidos quer guardar os bitcoins apreendidos em operações e para isso, contratou uma empresa especializada, a Anchorage Digital. De acordo com...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias