Rússia anuncia confisco de dinheiro guardado “ilegalmente” em bancos

Com o conflito da Rússia e Ucrânia afetando a economia de ambos os países, os dois lados vem tomando diferentes medidas para tentar frear a inflação que vem como tempos assim.

De acordo com notícias da Reuters e BBC, que citaram a TV Estatal da Rússia como fonte, Vladimir Putin assinou uma lei que permite que as autoridades confisquem dinheiro de cidadãos que não declararam o valor de forma correta.

De acordo com as informações, o presidente russo assinou a lei que permite que o dinheiro guardado em banco de funcionários do governo que não declararam os valores de “forma correta” seja confiscado.

O governo poderá confiscar o dinheiro de funcionários cujo a soma dos depósitos feitos em suas contas seja maior que o que foi declarado nos últimos três anos e possa ser considerado ilegal.

Alguns veículos de notícias que também divulgaram a notícia ressaltaram que enquanto a Reuters declara apenas “contas bancárias em que funcionários públicos possuem depósitos que excedem os valores declarados nos últimos 3 anos”, não fica claro o texto exato da lei e o quanto ela realmente afeta pessoas que não se encontram nesse contexto.

Com a Rússia em um período complicado, a segurança do dinheiro que está no banco não é realmente garantida, o que deve estar deixando muitos preocupados com a Rússia à beira da falência.

Ainda é necessário saber qual é a extensão dessa nova lei e o que ela realmente vai afetar no país… De qualquer modo, é possível afirmar que os bancos na Rússia não são a melhor opção para quem quer guardar seu dinheiro.

69% de chance da Rússia falir

Há uma grande chance da Rússia, e a sua economia, falir com as recentes sanções colocadas contra o país. O preço do Rublo Russo despencou consideravelmente após as sanções e o medo de muitos russos é que o país passe por um período de miséria e super inflação prolongada por causa das recentes ações do governo.

Valor do Rublo Russo em relação ao dólar desde o começo das sanções.

O custo do seguro contra falência na Rússia disparou para valores históricos, mais de 10 vezes o valor do começo do ano. Isso sinaliza haver uma chance de 69% do país falir, é a primeira vez que esse risco é tão grande em décadas, superando até mesmo períodos após o fim da URSS.

Com isso, e com o risco de ter o seu dinheiro confiscado, pode ser que para os russos seja mais interessante apostar no Bitcoin e outras criptomoedas como reserva de valor.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

Últimas notícias