Rússia está desenvolvendo uma criptomoeda apoiada por petróleo

Várias nações que enfrentam sanções internacionais impostas pelos EUA estão recorrendo as criptomoedas. No ano passado vimos a Venezuela desenvolver e promover a criptomoeda Petro, supostamente apoiada pelo petróleo. Depois vimos a PayMon, apoiada pelo ouro, no Irã. Agora, jornais locais afirmam que a Rússia poderá em breve se juntar a essa lista.

A Duma russa (câmara da assembléia) tem considerado essa opção já há algum tempo. Jornais da Rússia indicam que a Duma provavelmente revisará e aceitará uma lei para criação da criptomoeda nacional em março.

A Câmara provavelmente aprovará a lei de regulação de criptomoedas até março, o que poderia abrir o caminho para o governo lançar sua moeda digital do banco central.

Oleg Nikolaev, que faz parte do Comitê de Política Econômica que trabalha na elaboração desta lei, comentou que o processo está em fase final. Ele comentou que uma vez que esta lei seja aprovada na Rússia, permitirá que a tecnologia blockchain e as criptomoedas cresçam no país. 

A Rússia acredita que o preço do dólar americano é “imprevisível” e a emissão de uma criptomoeda apoiada em um ativo estável como o petróleo provavelmente será benéfica para o comércio. 

Yusufov também acredita que a introdução de uma criptomoeda nacional apoiada pelo petróleo também tornaria mais fácil rastrear e verificar cada barril de petróleo produzido no país. O ex-ministro também informou que essa moeda estaria atrelada ao peso dos combustíveis produzidos ou ao preço do petróleo. 

Países produtores de petróleo, como Rússia, Irã e Venezuela, estão enfrentando sanções econômicas impostas durante o mandato de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos. A Venezuela, por exemplo, tentou contornar as sanções e anunciou sua criptomoeda apoiada pelo petróleo chamada Petro. No entanto, o presidente Trump assinou uma ordem que proíbe qualquer transação financeira baseada no dólar americano envolvendo a Petro.

A Rússia parece mais cautelosa quando se trata de expandir seu projeto de criptomoeda. Yusufov disse que eles lançariam o projeto primeiro nos países da Comunidade dos Estados Independentes (CEI). O movimento minimizaria a interferência dos EUA em seu plano. Ao mesmo tempo, permitiria o governo estabelecer uma estrutura entre produtores de energia e consumidores na CEI.

A idéia é criar uma criptomoeda comumente usada por países produtores de petróleo com o objetivo de reduzir a influência do dólar e, ao mesmo tempo, resolver os problemas associados ao comércio internacional por meios tradicionais.

Uma eventual aprovação do projeto pela Rússia seria o primeiro passo de um plano de perspectiva global: “Os países membros da OPEP controlam mais de 2/3 das reservas mundiais de petróleo. Tal união em seus próprios interesses não será apenas lógica, mas também economicamente justificável”, disse Yusufov.

A criptomoeda proposta pela Rússia parece ter fortes semelhanças com a proposta venezuelana “Petro”. Embora a moeda de maduro ainda não tenha começado a circular e tenha sido fortemente criticada, uma moeda apoiada pela Rússia poderia ter maior credibilidade e chances de sucesso

Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe $100 de bônus de boas vindas. Acesse: Binance.com

Siga o Livecoins no Google News.

Curta no Facebook, TwitterInstagram.

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Mateus Nunes
Mateus Nuneshttps://livecoins.com.br
Fundador do Livecoins. Formado em Ciência da Computação e profissional de segurança da informação há mais de 10 anos. Escreve sobre Bitcoin desde 2012. Tradutor do site Bitcoin.org

Últimas notícias

Últimas notícias