Rússia não está pronta para o Bitcoin, diz porta-voz de Putin

Ter o Bitcoin como alternativa é uma ameaça ao controle de governos em relação a seus cidadãos.

Siga no

A adoção do Bitcoin como moeda em El Salvador tem chamado atenção de outros países. Nesta semana foi a vez de Dmitry Peskov, secretário de imprensa do presidente Vladimir Putin, se manifestar em nome da Rússia, dizendo que o país não está pronto para adotar o Bitcoin como moeda legal.

A ideia de países legitimarem o Bitcoin pode acabar criando uma corrida na qual os governos que adotarem a moeda antes serão beneficiados. Fenômeno que também aconteceu com pessoas físicas. Apesar disso a Rússia ainda não está pronta para adotar o Bitcoin, segundo Dmitry.

O porta-voz do governo diz que igualar o Bitcoin a instrumentos monetários oficiais apenas causará danos aos sistemas financeiro e econômico da Rússia. Isso se deve ao fato de que as moedas fiduciárias não têm lastro e seu único valor é esperar que uma próxima pessoa a aceite, e isso é feito através da intervenção do Estado, que obriga cidadãos a usarem sua moeda.

“É inequívoco que a Rússia não está pronta para tais passos”

Bitcoin

Ter o Bitcoin como alternativa é uma ameaça ao controle de governos em relação a seus cidadãos. Outra grande diferença entre o Bitcoin e moedas governamentais é que ninguém é obrigado a aceitar bitcoin, pessoas fazem isso por vontade própria. O Bitcoin é grande por si só.

O setor financeiro parece ser a última revolução para que pessoas se tornem menos dominadas por governos. Em outros campos, como saúde, segurança e educação, você já pode usar um serviço privado para suprir as suas necessidades, caso, claro, tenha interesse e dinheiro para isso.

Além de dizer que a Rússia não está preparada para isso, o porta-voz do presidente também chamou o Bitcoin de “quase-moeda”, ou seja, um ativo que pode ser caracterizado por ter uma alta liquidez, embora não seja aceito em muitos lugares.

Bons exemplos de quase-moeda são o dólar no Brasil, embora você não consiga pagar por um café na padaria com a moeda americana, não será difícil converter este ativo para Real, o mesmo se aplica a ações de empresas e até mesmo ao ouro.

Enquanto a adoção do Bitcoin não se torna um padrão mundial, a alternativa é usar gateways de pagamentos, os quais recebem suas criptomoedas e enviam a moeda nacional ao comerciante.

Até mesmo exchanges podem ser consideradas um gateway, e especialmente agora que muitas delas estão oferecendo ótimos serviços com conversões e depósitos instantâneos, ter apenas Bitcoin no bolso já não é mais um problema.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Sempre fui meio anarquista, quando descobri o Bitcoin me senti em casa ao participar das suas comunidades, desde então tenho tentado buscar e levar conhecimento.
Criptomoeda Dogecoin

Elon Musk curte que cinema planeja aceitar Dogecoin

Elon Musk curtiu uma publicação de que a maior rede de cinemas do mundo planeja aceitar Dogecoin como meio de pagamento, a rede AMC...

Presidente da SEC diz que criptomoedas só valem algo porque alguém vai querer comprar...

O Presidente da SEC, Gary Gensler, novamente voltou a falar sobre o criptomercado e sobre as moedas digitais. Desta vez Gensler demonstrou estar bem menos...
Binance sob pressão Brasil

Binance anuncia fim de negociações de derivativos na Austrália

A Binance é a maior corretora de criptomoedas do mercado global e com certeza um importante pilar para todo o setor. No entanto, com...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias