Rússia não está pronta para o Bitcoin, diz porta-voz de Putin

Ter o Bitcoin como alternativa é uma ameaça ao controle de governos em relação a seus cidadãos.

A adoção do Bitcoin como moeda em El Salvador tem chamado atenção de outros países. Nesta semana foi a vez de Dmitry Peskov, secretário de imprensa do presidente Vladimir Putin, se manifestar em nome da Rússia, dizendo que o país não está pronto para adotar o Bitcoin como moeda legal.

A ideia de países legitimarem o Bitcoin pode acabar criando uma corrida na qual os governos que adotarem a moeda antes serão beneficiados. Fenômeno que também aconteceu com pessoas físicas. Apesar disso a Rússia ainda não está pronta para adotar o Bitcoin, segundo Dmitry.

O porta-voz do governo diz que igualar o Bitcoin a instrumentos monetários oficiais apenas causará danos aos sistemas financeiro e econômico da Rússia. Isso se deve ao fato de que as moedas fiduciárias não têm lastro e seu único valor é esperar que uma próxima pessoa a aceite, e isso é feito através da intervenção do Estado, que obriga cidadãos a usarem sua moeda.

“É inequívoco que a Rússia não está pronta para tais passos”

Bitcoin

Ter o Bitcoin como alternativa é uma ameaça ao controle de governos em relação a seus cidadãos. Outra grande diferença entre o Bitcoin e moedas governamentais é que ninguém é obrigado a aceitar bitcoin, pessoas fazem isso por vontade própria. O Bitcoin é grande por si só.

O setor financeiro parece ser a última revolução para que pessoas se tornem menos dominadas por governos. Em outros campos, como saúde, segurança e educação, você já pode usar um serviço privado para suprir as suas necessidades, caso, claro, tenha interesse e dinheiro para isso.

Além de dizer que a Rússia não está preparada para isso, o porta-voz do presidente também chamou o Bitcoin de “quase-moeda”, ou seja, um ativo que pode ser caracterizado por ter uma alta liquidez, embora não seja aceito em muitos lugares.

Bons exemplos de quase-moeda são o dólar no Brasil, embora você não consiga pagar por um café na padaria com a moeda americana, não será difícil converter este ativo para Real, o mesmo se aplica a ações de empresas e até mesmo ao ouro.

Enquanto a adoção do Bitcoin não se torna um padrão mundial, a alternativa é usar gateways de pagamentos, os quais recebem suas criptomoedas e enviam a moeda nacional ao comerciante.

Até mesmo exchanges podem ser consideradas um gateway, e especialmente agora que muitas delas estão oferecendo ótimos serviços com conversões e depósitos instantâneos, ter apenas Bitcoin no bolso já não é mais um problema.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias