SafeMoon, criptomoeda que subiu 3.000% é golpe, dizem analistas

De acordo com o grupo War on Rugs, especializado em desmascarar golpes de criptomoedas, a probabilidade de o projeto ser uma fraude é de 100%.

Siga no

Uma criptomoeda nova chamada SafeMoon ganhou popularidade nos últimos dias e, como resultado, valorizou mais de 3.000%, chamando atenção de outros investidores que querem aproveitar a alta do ativo.

SafeMoon é um token DeFi que diz recompensar seus detentores com taxas obtidas pelas vendas. A moeda alcançou uma capitalização assustadora de 6 bilhões de dólares em valor de mercado em apenas 30 dias.

A moeda foi lançada no dia 14 de março com um preço de US $ 0,00000008. Desde então, principalmente nos últimos 7 dias, o ativo subiu e atingiu um recorde de $ 0,00000919 nesta terça-feira (20).

Valorização SafeMoon 30 dias
Valorização SafeMoon 30 dias

Projeto promissor?

De acordo com uma apresentação no site oficial do projeto, o protocolo cobra dos vendedores uma taxa de 10% do valor que eles vendem e usa o valor para recompensar aqueles que mantém o ativo.

Isso significa que os investidores são encorajados a, depois de comprar o ativo, não vende-los, pois serão supostamente beneficiados com as taxas das vendas daqueles que decidem abrir mão do ativo digital.

Com a estratégia a SafeMoon conseguiu mais de um milhão de investidores em todo o mundo, e mais de 300 mil seguidores no Twitter. Apesar de estar listada em poucas corretoras.

Detentores safeMoon
Detentores safeMoon

SafeMoon é golpe, dizem analistas

Apesar do nome – “Lua segura”, na tradução – a SafeMoon tem sido apontada por especialistas do setor como um verdadeiro golpe.

Várias análises no contrato do token sugerem que investir no ativo digital não é uma escolha segura.

De acordo com o grupo War on Rugs, especializado em desmascarar golpes de criptomoedas, a probabilidade de o projeto ser uma fraude é de 100%, já que os criadores do ativo possuem mais da metade da liquidez.

“Alerta de golpe nº 115 – SafeMoon #SAFEMOON (0x8076C74C5e3F5852037F31Ff0093Eeb8c8ADd8D3) Motivo: o proprietário possui mais de 50% da liquidez. Probabilidade de você perder todos os fundos: 100%.”

Isso significa, na teoria, que eles encorajam os investidores a manter o ativo depois de comprar, mas estão despejando suas posses no mercado, pois possuem a maioria do suprimento.

O fato de os investidores não venderem o ativo acaba segurando o preço atual por mais tempo, o que gera uma alta manipulada.

Isso pode ser visto com uma analise profunda nas ordens de compra e venda, que mostra gigantes ofertas e pouca demanda.

“bid” (oferta do comprador) “ask” (valor pedido pelo vendedor).
“bid” (oferta do comprador) “ask” (valor pedido pelo vendedor).

Outro analista popular que apontou a SafeMoon como um golpe foi Lark Davis, que é conhecido por denunciar diferentes golpes.

Ele publicou no Twitter um alerta sobre o projeto afirmando que a SafeMoon não vai acabar bem.

“Eu vi dezenas de esquemas de criptomoedas que são basicamente idênticos. Não vai acabar bem. Em breve, o dinheiro vai parar de entrar e vai entrar em colapso”, disse ele.

Ele também comparou a SafeMoon com o extinto golpe Bitconnect, afirmando que assim como no antigo esquema, a alta do ativo está cegando os usuários para “o óbvio”.

A Bitconnect foi um golpe que começou em 2016 e prometia altos retornos para quem não vendesse a moeda.

Mas as coisas começaram a se complicar em janeiro de 2018, quando os reguladores dos Estados Unidos emitiram um alerta contra a empresa.

O brasileiro Gustavo Toledo, fundador da Coinsamba, também fez revelações importantes sobre a SafeMoon.

Em um vídeo publicado em 20 de abril ele analisou o código do token e descobriu que a SafeMoon é uma cópia de um projeto chamado Vaultz.

Qualquer pessoa pode copiar o código de praticamente qualquer criptomoeda e criar uma nova com outro nome, no caso da SafeMoon, ela é uma cópia da Vaultz, que também é classificada como um golpe.

Outra curiosidade revelada por Toledo é que a criptomoeda brasileira Vira-Lata Finance, também apontada como golpe, é uma cópia da SafeMoon.

Safemoon cópia Vaultz
Safemoon cópia Vaultz

Vaultz exposta como golpe pelo Grupo War on Rugs
Vaultz exposta como golpe pelo Grupo War on Rugs

Vira-Lata Finance Cópia SafeMoon
Vira-Lata Finance Cópia SafeMoon

Veja o vídeo abaixo:

SafeMoon é golpe?

O token tem todas as características de um golpe, e isso já é motivo suficiente para qualquer pessoa evitar colocar dinheiro no ativo digital.

Os fundadores da SafeMoon estão realizando várias sessões de perguntas e respostas no Reddit para tranquilizar os investidores, no entanto, golpistas de outros projetos também faziam o mesmo.

Os analistas do mercado estão apontando que o ativo é sim um golpe, enquanto os fãs da moeda a defendem dizendo que ela “vai pra lua”.

Cabe a cada um realizar a própria pesquisa e decidir investir ou não.

“O golpe está aí, cai quem quer.”

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Livecoins
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.
ICP Internet Computer

O que é a “Internet Computer”? Criptomoeda já nasce no top 5 do mercado

Uma nova criptomoeda surpreendeu o mercado nesta terça-feira (11), ao alcançar a oitava posição em valor de mercado. Criada há alguns anos, o projeto...

Token Shiba Inu prejudica Ethereum, diz especialista

O fenômeno das criptomoedas meme, como a Shiba Inu, por exemplo, atrapalha o funcionamento da rede Ethereum. A análise foi feita pelo especialista em...
Mercado Livre. Imagem: Reprodução

Alguém criou uma criptomoeda chamada “Mercado Livre”

Mercado Livre entrou para história ao se tornar a primeira empresa de capital aberto sul-americana a investir em Bitcoin como reserva de valor. Aproveitando...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias