Criptomoeda vira-lata finance (reau) é golpe, diz dossiê

O grupo é conhecido por denunciar vários esquemas no mercado, sendo autodenominado como uma comunidade que "puxa o tapete de golpistas na criptosfera."

Siga no
Vira lata finance é golpe, diz dossiê
Vira lata finance é golpe, diz dossiê

De acordo com um dossiê de 21 páginas publicado neste sábado (03) por especialistas em criptomoedas, a Vira-lata Finance ($Reau), criptomoeda meme brasileira, não é apenas uma brincadeira, mas sim um esquema ponzi.

O documento traz várias informações relevantes e criticas ao “reau”, e faz um alerta aos investidores do projeto: “vai colapsar, e os últimos que entrarem vão acabar no prejuízo.

Além do relatório brasileiro, um grupo americano especializado em denunciar golpes de criptomoedas também afirmou que a moeda não passa de um esquema que vai deixar “um gosto amargo na boca dos investidores que decidiram apostar no ativo.”

O dossiê foi compartilhado em grupos de criptomoedas e não é assinado. O documento aborda vários pontos negativos da moeda meme brasileira que viralizou e continua atraindo atenção de investidores no Brasil e no mundo.

Os desenvolvedores por trás da criptomoeda negaram todas as acusações em uma nota de esclarecimento.

Vira-lata finance (reau)

A criptomoeda vira lata finance surgiu há duas semanas e conquistou mais de 25 mil investidores. Em apenas uma semana a criptomoeda valorizou cerca de 50.000% e alcançou uma capitalização de mercado de US $ 25,722, cerca de 146 mil reais.

De acordo com dados do site BSCCAN, a moeda tem atualmente 27,107 detentores, o que significa que, dado o valor total de mercado, cada pessoa investiu, em média, US $ 1 dólar (R$ 5,70) no ativo digital.

Obviamente que alguns investiram mais que outros, com alguns corajosos tendo investido até US $ 50 dólares no ativo, enquanto outros investiram poucos centavos, apenas para ‘zuar’, dizem.

Como a moeda começou a ser negociada por frações de dólares, com apenas dez centavos uma pessoa poderia comprar 3 milhões de “reaus”.

A moeda, que se apresenta como uma brincadeira, assim como a Dogecoin, conquistou uma legião de fãs, foi manchete em grandes jornais e também foi citada por influenciadores de finanças.

Embora a maiorias das matérias tenham alertado que o ativo era uma piada e que o risco de investimento era alto, algumas pessoas ignoraram o aviso e decidiram comprar a moeda.

O resultado foi que o ‘reau’ alcançou um volume médio de 5 mil dólares por dia e, da mesma forma que subiu, também está em queda, conforme dados da BSSCAN e DexGuru.

Vira lata finance Market cap
Vira lata finance Market cap

volume diário e preço Vira lata finance. Imagem Dex guru
volume diário e preço Vira lata finance. Imagem Dex guru

Apesar desse sucesso como uma brincadeira – de pessoas comprando o ativo apenas pelo meme – o dossiê publicado revela dados preocupantes e afirma que a moeda, na verdade, não é uma simples piada, mas sim um golpe de pirâmide.

Baleias

A vira-lata finance diz em sua página que tem um mecanismo “anti-baleias”, mas a analise feita no dossiê afirma que as moedas são sim centralizadas, mas estão “mascaradas” em carteiras separadas.

Assim, o desenvolvedor da moeda pode ter distribuído moedas em várias carteiras para dizer que não existem baleias controlando o ativo, quando, na verdade, ele tem controle das carteiras, diz o dossiê.

“Em pouco mais de 6 dias, tal carteira despejou vendas de aproximadamente 6 trilhões de tokens no mercado. E repassou mais outros vários trilhões (uns 50) para carteiras ‘secundárias’ – controladas pela mesma pessoa:
  • 0x9a156226266496cfb0e4b163ba604b4c153d65fc – Recebeu 27tri “REAUs”
  • 0x595e7ffbd1d59f718fc67a398a9f9d506a68836c – Recebeu 14,25 tri
  • 0xd2ec88fea1bf5e27770ced9d90232db517de0323 Recebeu 8,16 Tri
  • 0xb9e80920687b653374b190089bdf03dabea8c202 Recebeu 2,52tri”

Distribuição reaus em carteiras controladas pelo mesmo dono
Distribuição reaus em carteiras controladas pelo mesmo dono

Pirâmide

O dossiê afirma também que a moeda vira-lata é um esquema de pirâmide e que depende de novos investidores para continuar subindo.

Então, o desenvolvedor por trás do ativo estaria despejando moedas para os novos interessados, que estão comprando um “ativo especulativo e sem valor real”.

“Diferente do um projeto como BinanceCoin, a qual ganhou diversas formas de usos e que há uma demanda crescente por seus ativos devido seu uso na Binance Smart Chain, a Vira-Lata Finance não possui qualquer outra demanda a não ser a puramente especulativa. Ou seja, seu sucesso depende de que novos investidores entrem todo dia, não só para sustentar as novas máximas como também os constantes despejos da carteiras mestres e suas carteiras desmembradas, o que faz da Vira Lata Finance um exemplo neoclássico de pirâmide.”

O documento tem 21 páginas e cita ainda detalhes sobre o marketing da moeda, gatilhos psicológicos, esquemas de pump e dump e outros pontos negativos da vira-lata finance que devem ser analisados por seus investidores.

O dossiê conclui que o destino da criptomoeda meme brasileira é o colapso, com o preço indo a zero, deixando seus investidores no prejuízo e seus criadores no lucro.

“Vira Lata Finance caminha em direção ao colapso, como vários outros destes complexos sistemas também caminharam. Amanhã? Daqui há duas semanas? Não tem como saber. Basta que o hype diminua, que o fluxo de entrada de novos investidores perca força, que capitulação chegará. Não há demanda para o Token “Reau”. Há Campanhas na Vira Lata Finance de ajuda a ONGs de animais abandonados, mas como já explicado, as doações estão sendo em “reais” e não em “Reaus”, isso não passa de uma campanha de distração, aquela cortina de fumaça. E os últimos a entrarem no projeto farão as doações ao detentor da carteira Master.”

Para ler o documento completo clique aqui.

Aviso de golpe

O grupo WARONRUGS, que tem quase 50 mil seguidores e é especializado em denunciar golpes no mercado de criptomoedas, também fez um alerta na noite deste sábado (3) sobre a vira-lata finance.

De acordo com uma postagem feita no twitter, o risco de se perder dinheiro investindo na vira-lata finance é “muito alto” devido a fato de que a maioria das carteiras com alto volume de moedas são controladas pelo desenvolvedor do ativo digital.

“O maior detentor da moeda comprou o token no lançamento por US $ 5 de uma carteira que nunca foi usada antes. Esses tokens valem agora 45K USD e têm um impacto de preço de 67,08%, o que pode desencadear uma queda imediata da liquidez disponível a qualquer momento.”

O grupo é conhecido por denunciar vários esquemas no mercado, sendo autodenominado como uma comunidade que “puxa o tapete de golpistas na criptosfera.”

Questionado através do Twitter sobre o que acha das acusações de ser um golpe, o desenvolvedor da Vira-lata Finance, que tem identidade desconhecida, disse que não iria responder.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.

Todo mundo está comprando Bitcoin; Padrão parecido não é visto há 10 anos, diz...

O famoso analista de criptomoedas Willy Woo publicou um post interessante no Twitter revelando que nos último 8 dias todos os tipos de detentores...
Imagem: Crosstower

O que é Staking em criptomoedas?

Obter renda passiva é um dos objetivos de muitos investidores com foco no longo prazo, o que agora também se tornou possível no mercado...

Ex-presidente do banco central da China faz alerta sobre DeFi

O ex-presidente do banco central da China fez um alerta sobre as finanças descentralizadas (DeFi) e sobre as criptomoedas. De acordo com o site...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias