Prepare-se para perder tudo investindo em criptomoedas, dizem reguladores da União Europeia

Investidor de criptomoedas apavorado.
Investidor de criptomoedas apavorado.

A crescente popularização das criptomoedas continua preocupando reguladores da União Europeia, segundo artigo da Reuters desta quinta-feira (17) os mesmos afirmaram que investidores possuem uma grande chance de perder todo seu dinheiro ao investir em tais ativos.

Além disso, o texto também menciona consumo de energia de certas criptomoedas, provavelmente referindo-se ao próprio Bitcoin, a maior criptomoeda do mercado. A fala acontece poucos dias após o Parlamento Europeu votar contra o banimento da mineração do tipo Proof-of-Work.

Embora tal aviso pudesse ser de grande ajuda ao alertar investidores sobre golpes reais, certas partes do texto parecem estar mirando no setor como um todo. Em outras palavras, não educam e só criam pânico.

Investidores podem perder todo seu dinheiro

Embora variações de preço sejam algo comum em qualquer mercado, como a queda de 50% das ações do Facebook em 6 meses ou de 77% da Alibaba em pouco mais de um ano, reguladores insistem que o único mercado que contém riscos é o de criptomoedas.

Na nota dos reguladores, compartilhada pela Reuters, os mesmos afirmam que há uma chance muito alta de que investidores percam todo seu dinheiro investindo em criptomoedas.

“Os consumidores enfrentam a possibilidade muito real de perder todo o dinheiro investido se comprarem esses ativos.”

Indo além, o texto acerta em alertar iniciantes neste mercado para fugirem de ofertas que são boas demais para serem verdade. Afinal, é impossível oferecer garantia de rendimentos, mesmo sendo valores baixos, e este mercado está cheio de golpistas.

“Os consumidores devem estar atentos aos riscos de anúncios enganosos, inclusive através de mídias sociais e influenciadores.”, aponta o comunicado. “Os consumidores devem ser especialmente cautelosos com promessas de retornos rápidos ou altos, especialmente aqueles que parecem bons demais para ser verdade.”

Por fim, os reguladores também mostram-se preocupados com a energia consumida pela mineração de certas moedas, especialmente as duas maiores do mercado, Bitcoin e Ethereum. Contudo, é tal energia que mantém estes projetos tão seguros.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias