SEC pede autorização para inspecionar sede da Binance nos EUA

Segundo a SEC, o pedido para inspecionar a Binance.US abrange a questão de entender quem controla a BAM Trading e, portanto, as criptomoedas em sua posse.

Citando falta de cooperação das contrapartes do processo, a SEC está pedindo pela aprovação de uma ordem para inspecionar a Binance US e, desta forma, procurar por provas que auxiliem a Comissão a levar o caso a uma conclusão.

Dos quatro documentos enviados pela SEC nesta segunda-feira (18), um deles é o depoimento de Erik Kellogg, Diretor de Segurança da Informação da BAM Trading. Já um segundo depoimento não apresenta o nome do depoente, ambos estão selados e não podem ser lidos pelo público.

Os outros dois documentos estão censurados em partes, mas são suficientes para entender a motivação da SEC, que deseja obter mais informações sobre a BAM Trading, empresa ligada a Binance.

“A inspeção limitada que a SEC conseguiu realizar até agora demonstra a necessidade urgente de uma inspeção”, apontou a Comissão na parte não-censurada. “O Tribunal deveria ordenar a inspeção que a SEC busca, conforme estabelecido em sua moção para obrigar.”

Processo da SEC contra Binance, onde Comissão pede para realizar nova inspeção na corretora americana. Fonte: Reprodução.
Processo da SEC contra Binance, onde Comissão pede para realizar nova inspeção na corretora americana. Fonte: Reprodução.

SEC está preocupada com o fornecimento de provas pela Binance US

Brian Shroder abandonou o cargo de CEO da Binance.US na semana passada. Além dele, a corretora de criptomoedas americana também demitiu 1/3 de seus funcionários. No documento enviado pela SEC nesta segunda-feira (18), a Comissão mostra-se incomodada com a saída de diversos profissionais, citando urgência para a adquisição de novas provas.

“O acelerado êxodo em massa de funcionários da BAM [Trading], incluindo agora o seu CEO e outros que possam possuir informações cruciais sobre a custódia, controle e disponibilidade de ativos, sublinha ainda mais a necessidade urgente de uma descoberta rápida destas questões”, escreve a SEC. “Este Tribunal deveria rejeitar as alegações tímidas de irrelevância, preconceito e ônus da BAM e, em vez disso, conceder a moção para obrigar na sua totalidade.”

“A SEC busca uma ordem que obrigue a BAM a produzir documentos e comunicações relativas a qualquer entidade que forneça software de custódia de carteira e serviços relacionados.”

Seguindo, a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA também destaca que a BAM Trading forneceu apenas uma “quantidade extremamente limitada de informações”.

Em outro trecho, também cita uma “que a misteriosa entidade chamada “Ceffu”, relacionada à Binance, causou muita confusão sobre quem controla os criptoativos dos clientes da BAM”.

Segundo a SEC, o pedido para inspecionar a Binance.US abrange a questão de entender quem controla a BAM Trading e, portanto, as criptomoedas em sua posse.

“Aparentemente, essa pessoa não é mais Brian Shroder (se é que alguma vez foi) porque a SEC foi informada nos últimos dias que ele deixou a empresa”, escreve a SEC. “Também levanta a questão de saber se alguém além de [Changpeng] Zhao e a Binance já exerceu controle sobre A BAM e seus ativos.”

Em outro trecho, a Comissão também destaca que o segundo CEO da BAM Trading abandonou seu cargo quando percebeu que Changpeng Zhao era o CEO da BAM, não ele. Portanto, a SEC visa recolher o depoimento do máximo de pessoas possíveis, citando que os argumentos da defesa não possuem “base específica para suas objeções”.

“A Binance e a BAM são propriedade comum de outro Réu nesta ação [Changpeng Zhao], um indivíduo que se considera fora da jurisdição de qualquer tribunal.”

Volume de negociações na Binance.US reflete crise após processo da SEC

Também nesta segunda-feira (18), Will Clemente, um analista do mercado, destacou a forte queda do volume de negociações na Binance.US após a corretora ser processada pela SEC.

“O volume de negociação na Binance US caiu 99,2% nos últimos 6 meses.”

Volume de negociações da Binance.US caiu 99% nos últimos 6 meses. Fonte: Will Clemente/Reprodução.
Volume de negociações da Binance.US caiu 99% nos últimos 6 meses. Fonte: Will Clemente/Reprodução.

Até o fechamento dessa reportagem, nem a Binance, a Binance.US e seu fundador, Changpeng Zhao, se pronunciaram publicamente sobre o pedido da SEC. O espaço fica em aberto para uma resposta.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias