Semana Mundial do Investidor terá criptoativos em discussão

Organização do evento é presidida pela Comissão de Valores Mobiliários.

Siga no
CVM - Comissão de Valores Mobiliários do Brasil (Bitcoin, Criptomoedas, Investimentos, Pirâmides)
CVM - Comissão de Valores Mobiliários do Brasil

A Organização Internacional das Comissões de Valores (IOSCO), através do Comitê 8, fará um importante evento em outubro próximo. A Semana Mundial do Investidor 2020 terá discussões de alto nível, inclusive sobre os criptoativos.

O evento World Investor Week (WIW), que contará com a participação de mais de 90 países, sofreu alterações para o projeto original. Isso porque, com a pandemia do novo coronavírus, o evento teve que se adaptar para seguir o planejamento, que havia sido feito antes da COVID-19.

A campanha do evento mundial está sendo feita pelo chamado C8 da IOSCO, que é presidida atualmente pela Comissão de Valores Mobiliários do Brasil, a CVM. Poderão participar também do evento, membros convidados pelos brasileiros, como a ANBIMA e B3.

Semana Mundial do Investidor 2020 terá discussão sobre criptoativos, assunto sem regulamentação no Brasil

O mundo certamente vive um momento de cautela com a pandemia do novo coronavírus, mas investidores seguem de olho nas oportunidades. Em um momento de cautela, desenvolver as habilidades e competências sobre investimentos é fundamental, principalmente para aqueles que ainda estão observando oportunidades.

Dessa forma, no início de outubro, um evento importante acontecerá no mundo todo, com 90 países participando. A Semana Mundial do Investidor 2020 terá início em 05/10, estendendo a programação até o dia 11/10/2020.

Toda a programação do evento aconteceu antes da pandemia, e chega na sua quarta edição nesse ano. Assim como na edição 2019, a Semana Mundial do Investidor terá entre às duas discussões o tema dos criptoativos, que são os investimentos em criptomoedas, como o Bitcoin, por exemplo.

Além dos temas principais da edição do ano passado – investimento online, ofertas iniciais de criptoativos e os conceitos básicos de investimento – a WIW 2020 também cobrirá questões de Ed-Tech, como aprendizagem digital e educação online, que demonstraram promover importantes oportunidades de aprendizagem remota durante o lockdown em várias jurisdições.

No Brasil, os criptoativos ainda não são regulamentados pela legislação local, sendo que a CVM julga não ter competências para realizar essa regulamentação. O Banco Central do Brasil seria um dos candidatos a propor regras para as moedas digitais, seguindo diretrizes do GaFi.

Na última terça-feira (18), uma senadora do PSL propôs a criação de uma regulamentação interministerial do Bitcoin, conjunta entre o Bacen, CVM e até a Receita Federal, entre outros.

Potencial de alcançar milhões de investidores pelo mundo, com formato digital

O evento de 2020 será feito em diversas regiões do mundo, com os países se adaptando para fornecer os conteúdos aos investidores. Em 2019, por exemplo, o evento alcançou 108 milhões de investidores, marca que é esperada novamente em 2020.

Contudo, o evento terá adaptações devido à pandemia, sendo que alguns países farão sua apresentação totalmente digital. Ou seja, o impacto poderá ser ainda maior, e ver as principais “CVMs mundiais” debatendo sobre diversos assuntos, inclusive as criptomoedas, entre outros.

Em nota, a CVM, que preside o Comitê 8 da IOSCO, com o diretor José Alexandre Vasco atualmente, afirmou que essa semana será importante para investidores.

Coordenada pelo Comitê 8 da IOSCO (Retail Investors – Investidores de Varejo), atualmente presidido pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a WIW tem como objetivo conscientizar e disseminar a importância da educação financeira e da proteção ao investidor.

A IOSCO é reconhecida como o principal fórum de debate sobre regulamentação de comissão de valores, criando padrões globais. Dessa forma, 95% dos mercados de capitais do mundo têm impacto das decisões debatidas na IOSCO.

Confira a agenda oficial do evento através deste link.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Carro Bitcoin

Carro Bitcoin disputa Indy 500 pela primeira vez

O primeiro carro Bitcoin a disputar uma corrida na Fórmula Indy 500 já se prepara para a largada. Patrocinado pela Carpenter, esse será o...

MicroStrategy aproveita queda e compra mais Bitcoin

Se para alguns a queda atual do Bitcoin é ruim, para outros é um momento esperado e oportuno para comprar a moeda digital. A...
Mão cheia de Bitcoin aceitando moeda digital

“Ninguém é obrigado a receber Bitcoin”, diz juiz ao julgar pagamento de dívidas

Uma disputa por uma compra de terras no estado de Rondônia, norte do Brasil, acabou na justiça após descumprimento de cláusulas contratuais. Na decisão,...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias