Semana Mundial do Investidor terá criptoativos em discussão

Organização do evento é presidida pela Comissão de Valores Mobiliários.

Siga no
CVM - Comissão de Valores Mobiliários do Brasil (Bitcoin, Criptomoedas, Investimentos, Pirâmides)
CVM - Comissão de Valores Mobiliários do Brasil

A Organização Internacional das Comissões de Valores (IOSCO), através do Comitê 8, fará um importante evento em outubro próximo. A Semana Mundial do Investidor 2020 terá discussões de alto nível, inclusive sobre os criptoativos.

O evento World Investor Week (WIW), que contará com a participação de mais de 90 países, sofreu alterações para o projeto original. Isso porque, com a pandemia do novo coronavírus, o evento teve que se adaptar para seguir o planejamento, que havia sido feito antes da COVID-19.

A campanha do evento mundial está sendo feita pelo chamado C8 da IOSCO, que é presidida atualmente pela Comissão de Valores Mobiliários do Brasil, a CVM. Poderão participar também do evento, membros convidados pelos brasileiros, como a ANBIMA e B3.

Semana Mundial do Investidor 2020 terá discussão sobre criptoativos, assunto sem regulamentação no Brasil

O mundo certamente vive um momento de cautela com a pandemia do novo coronavírus, mas investidores seguem de olho nas oportunidades. Em um momento de cautela, desenvolver as habilidades e competências sobre investimentos é fundamental, principalmente para aqueles que ainda estão observando oportunidades.

Dessa forma, no início de outubro, um evento importante acontecerá no mundo todo, com 90 países participando. A Semana Mundial do Investidor 2020 terá início em 05/10, estendendo a programação até o dia 11/10/2020.

Toda a programação do evento aconteceu antes da pandemia, e chega na sua quarta edição nesse ano. Assim como na edição 2019, a Semana Mundial do Investidor terá entre às duas discussões o tema dos criptoativos, que são os investimentos em criptomoedas, como o Bitcoin, por exemplo.

Além dos temas principais da edição do ano passado – investimento online, ofertas iniciais de criptoativos e os conceitos básicos de investimento – a WIW 2020 também cobrirá questões de Ed-Tech, como aprendizagem digital e educação online, que demonstraram promover importantes oportunidades de aprendizagem remota durante o lockdown em várias jurisdições.

No Brasil, os criptoativos ainda não são regulamentados pela legislação local, sendo que a CVM julga não ter competências para realizar essa regulamentação. O Banco Central do Brasil seria um dos candidatos a propor regras para as moedas digitais, seguindo diretrizes do GaFi.

Na última terça-feira (18), uma senadora do PSL propôs a criação de uma regulamentação interministerial do Bitcoin, conjunta entre o Bacen, CVM e até a Receita Federal, entre outros.

Potencial de alcançar milhões de investidores pelo mundo, com formato digital

O evento de 2020 será feito em diversas regiões do mundo, com os países se adaptando para fornecer os conteúdos aos investidores. Em 2019, por exemplo, o evento alcançou 108 milhões de investidores, marca que é esperada novamente em 2020.

Contudo, o evento terá adaptações devido à pandemia, sendo que alguns países farão sua apresentação totalmente digital. Ou seja, o impacto poderá ser ainda maior, e ver as principais “CVMs mundiais” debatendo sobre diversos assuntos, inclusive as criptomoedas, entre outros.

Em nota, a CVM, que preside o Comitê 8 da IOSCO, com o diretor José Alexandre Vasco atualmente, afirmou que essa semana será importante para investidores.

Coordenada pelo Comitê 8 da IOSCO (Retail Investors – Investidores de Varejo), atualmente presidido pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a WIW tem como objetivo conscientizar e disseminar a importância da educação financeira e da proteção ao investidor.

A IOSCO é reconhecida como o principal fórum de debate sobre regulamentação de comissão de valores, criando padrões globais. Dessa forma, 95% dos mercados de capitais do mundo têm impacto das decisões debatidas na IOSCO.

Confira a agenda oficial do evento através deste link.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

“Perdi meu amigo”, diz homem que viu amigo entrar em depressão após bitcoin cair...

Comprar bitcoin por $ 20 mil em 2017 foi um risco que muita gente assumiu. Para alguns esse risco resultou em situações complicadas tendo...
Samy Dana

“Pessoal do Bitcoin me odeia, mas não entende o que eu falo”, diz Sammy...

Samy Dana é uma figura conhecida no criptomercado brasileiro, sendo até mesmo um meme na comunidade por causa de suas opiniões negativas sobre o...

Hackers derrubam TRF1 e vazam dados de concursos e funcionários

Hackers continuam derrubando sistemas do governo. Dessa vez, o grupo hacker @CIllucionLab assumiu autoria de um vazamento de dados do Tribunal Regional Federal...

Últimas notícias

“Pessoal do Bitcoin me odeia, mas não entende o que eu falo”, diz Sammy Dana

Samy Dana é uma figura conhecida no criptomercado brasileiro, sendo até mesmo um meme na comunidade por causa de suas opiniões negativas sobre o...

Hackers derrubam TRF1 e vazam dados de concursos e funcionários

Hackers continuam derrubando sistemas do governo. Dessa vez, o grupo hacker @CIllucionLab assumiu autoria de um vazamento de dados do Tribunal Regional Federal...

Polícia da China apreende R$ 22 bi em criptomoedas do maior golpe com Bitcoin

A polícia da China apreendeu pelo menos $ 4 bilhões em criptomoedas. Do valor, foram apreendidos uma grande quantidade de bitcoins, cerca de 1%...