Senadores querem explicações sobre Real digital

Dois senadores acreditam ser importante discutir o tema publicamente.

Siga no
Plenário do Senado Federal em sessão no dia 19 de agosto de 2021
Plenário do Senado Federal em sessão no dia 19 de agosto de 2021/ Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

A Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) do Senado Federal quer marcar uma audiência pública com o Banco Central do Brasil. Esse pedido partiu do senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL) e conta com apoio de outros parlamentares, que querem explicações sobre o Real digital que está sendo discutido pela autarquia federal.

Os planos para emissão de uma nova moeda digital nacional agora desperta a atenção do legislativo, que parece ainda não entender do que se trata o projeto.

Vale notar que desde 2020 o Banco Central do Brasil criou um grupo de estudos para discutir os futuros de um Real digital. Adotando a tecnologia chamada CBDC, assim como outros bancos centrais pelo mundo, o BCB acredita que essa nova moeda ajudará o país no futuro.

Senadores querem explicações sobre o Real digital em uma audiência pública

Na última quinta-feira (19), o Banco Central do Brasil fez mais uma reunião sobre o Real digital aberta ao público, que contou até com a participação de uma diretora do Facebook na América Latina.

Contudo, o presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado Federal, senador Rodrigo Cunha, quer marcar uma audiência pública com representantes do Banco Central do Brasil.

De acordo com a Agência Senado, Rodrigo quer entender em que “pé está essa criação”, sendo de um novo ativo de interesse da população.

“Precisamos saber em que pé isso está e qual o benefício que trará para o povo brasileiro. O assunto é importante e diferente”.

senador Rodrigo Cunha Fonte: Agência Senado explicações real digital
Senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL) – Fonte: Agência Senado

Outro senador que apoiou a iniciativa de convocar uma audiência pública sobre o tema é Jean Paul Prates (PT-RN), que afirmou que as moedas digitais dos governos não são como as criptomoedas como o Bitcoin, abertas e descentralizadas.

“Gostaria de ressaltar que não se trata de criptomoeda brasileira livre, mas de uma moeda regulada pelo Banco Central. Esse é um assunto ainda desconhecido das pessoas, importante e diferente, de inovação, que precisamos discutir”.

A data da audiência pública ainda será confirmada pelos parlamentares, que esperam entender mais sobre o que é o projeto do BCB.

O que está público sobre o projeto até aqui?

O Banco Central do Brasil começou um grupo de estudos sobre o tema no ano de 2020. Mas em 2021, as primeiras diretrizes sobre o que está sendo avaliado pela autarquia foram liberados a público.

Assim, o BCB informou que planeja criar um Real digital inovador, com programação de contratos inteligentes, DeFi, entre outras coisas que não são possíveis com a moeda em espécie.

Além disso, o Bacen faz eventos até o final do ano de discussões públicas em seu canal do YouTube, discutindo com empresas e a população o que será a nova moeda. A expectativa é que após a fase de implementação do Open Banking, o Real digital seja o próximo item da chamada agenda de inovação.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Criptomoeda suspeita com 69 setilhões de unidades vira tendência no Twitter

O Twitter se tornou um dos principais pontos de reunião e discussão sobre criptomoedas, e por isso muitas vezes vemos nomes famosos do setor...
Marca do Google e moeda de Bitcoin

De olho nas criptomoedas, Google contrata ex-PayPal e considera lançar “Crypto card”

Em conversa com a Bloomberg, Bill Ready, diretor de comércio e pagamentos do Google, confirmou a contratação de Arnold Goldberg, ex-PayPal. Afirmando que "esta...
Minerador de Bitcoin rindo próximo a máquinas

Projeto de lei prevê imposto zero para mineração de Bitcoin no Brasil

O Senado retomará a discussão sobre a regulação de Bitcoin em fevereiro de 2022, com o projeto prevendo imposto zero para equipamentos de mineração...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias