Sentimento de medo extremo reaparece no mercado de criptomoedas

Primeiramente, é importante analisarmos como este indicador chega aos resultados. Segundo o próprio site Alternative, a volatilidade de preço e o volume de negociações possuem metade do peso da equação, com 25% cada.

Mulher com medo ao segurar Bitcoin em queda
Mulher com medo ao segurar Bitcoin em queda

Após a queda do preço do Bitcoin na última semana e a atual luta para manter-se acima dos 50 mil dólares, o mercado de criptomoedas voltou ao sentimento de “medo extremo” segundo o site Alternative, que reúne dados para analisar as emoções do mercado.

Este indicador pode ser muito útil para não cair na armadilha emocional do mercado, que leva muitos a comprarem e venderem nos momentos errados. Apesar disso, vale lembrar que este indicador sozinho não fará nenhum milagre, sendo apenas um complemento às análises.

Índice que mostra o sentimento do mercado de criptomoedas. Fonte: Alternative

Como este sentimento é calculado

Primeiramente, é importante analisarmos como este indicador chega aos resultados. Segundo o próprio site Alternative, a volatilidade de preço e o volume de negociações possuem metade do peso da equação, com 25% cada.

Já os outros 50% são baseados em análises de redes sociais (15%), dominancia do BTC em relação as outras criptomoedas (10%), pesquisas (atualmente pausadas) e dados de pesquisas do Google, responsáveis por 10% deste índice.

Com isso, desde 2018 a ferramenta está acompanhando o sentimento do mercado, podendo ser de grande ajuda e fácil visualização para quem necessita de mais dados para tomar decisões.

Medo extremo, hora de comprar?

A recente queda do BTC, que chegou aos 42 mil dólares na semana passada, novamente assustou o mercado. Novamente o sentimento voltou a ser de medo extremo, chegando a pontuação de 16/100 nesta segunda-feira (6).

Não viamos o mercado tão abalado desde o período entre maio a julho, onde o BTC havia caído para a região dos 30 mil dólares pouco tempo depois de ter ultrapassado os 60 mil dólares pela primeira vez na história.

Preço do Bitcoin sobreposto ao sentimento do mercado.

Embora não seja uma receita pronta, a imagem acima mostra a relação entre o preço do BTC e o sentimento do mercado no último ano. Ou seja, ele pode ser utilizado como ferramenta complementar decisões de compra e venda. Aproveitando o medo extremo do mercado para comprar barato e o sentimento de ganancia extrema para vender por um bom preço.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias