Sergipe quer apoiar inovações com blockchain, criogenia e mais

Edital aberto para pesquisas em diversas áreas.

Bitcoin congelado
Bitcoin congelado

O menor estado do Brasil, Sergipe deu um passo grande na busca por inovação nesta quarta-feira (9), buscando apoiar inovações com uso da tecnologia blockchain, automação, criogenia, entre outras mais.

Essa ação está sendo promovida sob a gestão da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (SEDETEC), por meio do Fundo Estadual para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNTEC), que irá financiar recursos para a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (FAPITEC/SE).

No final de 2020, por exemplo, o STJ divulgou que julga muitos casos envolvendo Bitcoin e criogenia no Brasil, sendo esses temas em alta no país. O Bitcoin é a maior moeda digital do mundo, sendo a primeira aplicação a dar um caso de uso para a blockchain na prática.

Pesquisas em Blockchain, criogenia, inteligência artificial e muito mais serão analisadas no Sergipe

Quem for um profissional com Doutorado vinculado a alguma instituição de ensino em Sergipe poderá ajudar seus alunos de graduação a ingressar em um novo projeto de pesquisa. O objetivo deste projeto é incentivar alunos a despertar a vocação cientifica, seja para aqueles que querem seguir carreira acadêmica ou mesmo de empreendedorismo.

Desse modo, foram liberadas duas linhas de apoio no edital FAPITEC/SE/FUNTEC n.º 6/2022, que são Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PBIC) e Programa de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação (PBITI). Ao todo, nas duas linhas, serão mais de 100 bolsas destinadas a apoiar estudantes de graduação que desejam pesquisar.

Os interessados em enviar propostas deverão fazer o processo de 01/08/2022 até
20/09/2022. E para isso, o edital em Sergipe pede que os participantes sejam pesquisadores de áreas de inovação, como blockchain, machine learning e inteligência artificial, criogenia, nanotecnologia, entre muitos outros mais.

Todos esses projetos poderão ser aplicados a setores de administração, aeroespacial, construção naval, agronegócio, petróleo e gás, entre muitos outros. Ou seja, é um edital amplo para estudantes de graduação interessados em pesquisa, sendo que R$ 480 mil foram destinados para apoiar os projetos entre fevereiro de 2023 e 2024.

Vale ressaltar que o edital está aberto apenas para alunos de graduação de Sergipe que tenham um orientador com Doutorado vinculado a alguma faculdade do estado, devendo enviar uma única proposta que seja viável, visto que será analisada por uma banca.

O edital divulgado nesta quarta pode ser conferido pelos interessados e caso eles resolvam enviar propostas, deverão se cadastrar e-DOC Sergipe para enviar a sugestão no prazo estabelecido no certame.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias