bitcoin.org

Bitcoin.org foi o primeiro domínio sobre Bitcoin já registrado, essa semana o site recebeu uma atualização onde teve todo visual modificado, é possível perceber uma interface mais moderna com 3 cores predominantes: – branco, cinza e o laranja do Bitcoin. As páginas carregam rápido e existem informações faceis de encontrar.

O bitcoin.org foi registrado em agosto de 2008, antes mesmo de Nakamoto anunciar o bitcoin em um fórum de criptografia. O site é considerado a homepage oficial do Bitcoin até os dias de hoje.

Criação bitcoin.org
Data de criação do Bitcoin.org. Fonte: WHOIS.ENON

O perfil no Twitter @CobraBitcoin é amplamente reconhecido como  o dono do bitcoin.org, e foi ele próprio que anunciou a novidade em um twitt:

Finalmente, atualizamos o http://Bitcoin.org para parecer moderno e atualizado. Confira o novo design. Agora as pessoas que estão aprendendo sobre o Bitcoin pela primeira vez podem ser apresentadas com um site mais atualizado e responsivo!

Oliver Janssens, um antigo usuário do bitcoin e fundador da freesociety.com deu sua opinião sobre o assunto também no twitter, Oliver atualmente é apoiador do bcash e contra o Bitcoin, junto com Roger Ver, promove constantemente o Bcash como “o verdadeiro Bitcoin”. Ele foi mais uma vítima da MtGox e portanto, perdeu muitos bitcoins na ocasião.

Bitcoin.org simplismente removeu / censurou as duas maiores empresas norte-americanas de Bitcoin (processamento de pagamento @BitPay e @coinbase Exchange). É uma boa jogada: o Bitcoin obviamente não é mais Bitcoin e, deve ser removido da @BitPay e @coinbase também.

Oliver se referiu a uma mudança que ele percebeu no novo design, dizendo que o novo site trouxe novidades além do visual. Segundo oliver, referências e recursos populares como a Coinbase, Blockchain.com e Bitpay foram removidos.

A afirmação de Oliver foi considerado por muitos usuários no twitter como uma forma de disseminar mentiras, pois, a coinbase realmente foi removida do bitcoin.org mas há muito tempo atrás. Através do site Internet Archive é possível validar que a coinbase foi removida do bitcoin.org ainda no final de 2017. Última vez que o link da coinbase foi encontrado no Internet Archive foi em Setembro de 2017.

Site antigo do bitcoin.org listando a Coinbase na lista de exchanges . Imagem: Internet Archive, Julho 2017
Site antigo do bitcoin.org listando a Coinbase na lista de exchanges . Imagem: Internet Archive, Setembro 2017

A atualização recente do visual do site não foi o motivo da exclusão dos links. A coinbase é uma das maiores exchanges de bitcoin do mundo, os links removidos do site oficial do bitcoin realmente traz uma série de perguntas sobre o real motivo.

O novo site do Bitcoin removeu os links da coinbase e isso realmente pode trazer um efeito reativo. Será que a coinbase vai remover o link do Bitcoin também ? A coinbase foi fundada em junho de 2012 e é uma plataforma e uma carteira de bitcoin e outras criptomoedas onde os usuários podem fazer transações. Atualmente ela possui 20 milhões de usuários e mais de 200 bilhões de dólares negociados

Novo site bitcoin.org não mostra mais a coinbase

Novo site bitcoin.org não mostra mais a coinbase. No Reddit, usuários discutiram sobre o assunto e especularam sobre o motivo que teria levado o “cobra” a ter removido a coinbase do site bitcoin.org, um dos usuários disse que o principal motivo é que as empresas removidas estavam promovendo o “falso bitcoin”. Se referindo ao Bcash, moeda criada por Roger Ver utilizando o mesmo nome e logomarca do Bitcoin e reconhecida na comunidade como uma scamcoin porque O Bcash faz parte de uma lista de mais de 70 cópias do bitcoin.

Usuários no reddit debatendo
Usuários no reddit debatendo sobre o motivo da remoção dos links

O novo site foi modelado para os dias atuais, é responsivo (funciona bem em desktops e dispositivos móveis) e possui informações para usuários que estão conhecendo o bitcoin. No site é possível se educar, aprender como o bitcoin funciona, onde comprar bitcoin, baixar carteiras,  informações para desenvolvedores e muito mais. Se você ainda não conhece, visite o site: https://bitcoin.org/pt_BR/