Site Bitcoin.org sai do ar após sofrer ataque DDoS

Cobra, o administrador do site fez uma postagem no Twitter comunicando que o site estava sendo atacado.

Siga no

O site Bitcoin.org foi atacado hoje e ficou fora do ar por algumas horas. O domínio que foi registrado por Satoshi Nakamoto, criador do Bitcoin, ficou off-line para visitantes na manhã deste sábado. A rede do Bitcoin não sofreu nenhum ataque.

O site é conhecido por ser uma das maiores fontes de informações sobre Bitcoin. É lá que o software do Bitcoin Core mais atualizado pode ser baixado. O ataque foi mitigado e o endereço já pode ser acessado normalmente.

O site sofreu um ataque de negação de serviço (DDoS); o objetivo dos atacantes, portanto, era tirar o site do ar, dessa forma, visitantes teriam que buscar outra fonte de informação.

Geralmente esse tipo de ataque é feito por concorrentes.

Neste caso especifico, o maior beneficiado de o site bitcoin.org sair do ar seria o Bitcoin.com, site administrado por Roger Ver, criador do Bitcoin Cash.

O primeiro resultado pelo termo “Bitcoin” no Google é o Bitcoin.org, com ele fora do ar, o Google naturalmente colocaria outro na frente, pois o buscador sempre remove conteúdos desatualizados e fora do ar, o tempo costuma variar de 2 horas a 48 horas, quanto mais tempo o site ficar fora do ar, mais tempo leva também para voltar para a primeira posição.

Dessa forma, o Bitcoin.com ficaria extremamente feliz, já que o Bitcoin está em alta e as pessoas estão buscando pelo ativo.

bitcoin.org primeiro lugar Google
bitcoin.org primeiro lugar Google

Infelizmente isso seria ruim, já que o Bitcoin.com não promove o Bitcoin original, mas sim uma cópia barata do Bitcoin. Diversas pessoas já compraram o Bitcoin Cash enganadas pelo site. Imagine comprar um Bitcoin achando que é o Bitcoin original (que hoje vale $ 24 mil) e depois descobrir que comprou uma cópia que vale $ 300.

Cobra, o administrador do site fez uma postagem no Twitter comunicando que o site estava sendo atacado. De acordo com tuite, o ataque foi grande e quem quer que esteja por trás realmente está determinado a conseguir.

Não é possível saber quem está por trás do ataque, então tudo que os administradores podem fazer é identificar algum padrão e mitigar.

Geralmente os ataques DDoS usam uma BOTNET e distribuem o ataque no mundo todo, o custo pode variar, dependendo da intensidade do ataque, tipo e duração, o preço pode ficar de $100 a $ 3.000 por hora.

Em outras palavras, quem financiar um ataque contra um site geralmente tem algum objetivo maior do que “apenas derrubar”. Afinal, ninguém vai sair por ai queimando dinheiro só para colocar um site off-line.

O ataque, portanto, pode ser orquestrado por alguém (pessoa ou empresa) que quer estar em primeiro lugar no Google.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.

Todo mundo está comprando Bitcoin; Padrão parecido não é visto há 10 anos, diz...

O famoso analista de criptomoedas Willy Woo publicou um post interessante no Twitter revelando que nos último 8 dias todos os tipos de detentores...
Imagem: Crosstower

O que é Staking em criptomoedas?

Obter renda passiva é um dos objetivos de muitos investidores com foco no longo prazo, o que agora também se tornou possível no mercado...

Ex-presidente do banco central da China faz alerta sobre DeFi

O ex-presidente do banco central da China fez um alerta sobre as finanças descentralizadas (DeFi) e sobre as criptomoedas. De acordo com o site...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias