Site falso da Nvidia promete bitcoin grátis

Fraude de site falso chamou atenção para promessas com Bitcoin.

Bitcoin sobre computador com símbolo da Nvidia e Intel próximos
Bitcoin sobre computador com símbolo da Nvidia e Intel próximos

Especialistas em segurança cibernética alertaram nos últimos dias para um novo site da empresa Nvidia que surgiu na internet com a promessa de “Bitcoin grátis”.

Para realizar a mineração de Bitcoin são necessários equipamentos chamados Asics, que são chips de alta capacidade de processamento. No início da história da moeda digital, o processo era realizado por placas de vídeo, embora hoje já não seja possível mais obter recompensas nessa modalidade.

Atualmente, moedas como Ethereum ainda são mineradas por placas GPU, tendo a Nvidia como uma referência para mineradores.

Site falso da Nvidia promete Bitcoin grátis e especialistas alertam: “golpe”

Com a Nvidia sendo uma marca altamente associada ao mercado de mineração de criptomoedas, um novo site falso utilizando a imagem da empresa tem prometido Bitcoin grátis para quem acessar o domínio.

A nova página afirma que foi criada para comemorar um aniversário especial de 30 anos de Nvidia, com layout em roxo ao invés do tradicional verde utilizado pela companhia. Ou seja, usuários mais atentos já podem imaginar que o ambiente não é comum para os padrões da grande empresa.

Site falso da Nvidia promete Bitcoin grátis
Site falso da Nvidia promete Bitcoin grátis. Imagem: Kaspersky

A página ainda diz haver em curso um evento especial para seus apoiadores, sendo uma doação de Bitcoin para quem quiser ganhar moedas. Vale lembrar que 1 Bitcoin hoje custa US$ 23.500,00 por unidade, ou seja, qualquer quantia dessa moeda seria muito boa para ser verdade.

Mas ao clicar no Botão, os usuários são levados a outra página que contém imagem e nome do CEO da Nvidia, Jensen Huang. Nela, o executivo aparece ao lado de escritas indicando que está doando 50 mil Bitcoins para os visitantes, algo como R$ 6,4 bilhões “em prêmios”.

Para ganhar um pedaço desse montante, contudo, os clientes devem enviar Bitcoin para um endereço e há a promessa de receber em dobro.

De acordo com análise dos especialistas em segurança da Kaspersky, essa página é uma fraude clara que busca obter vantagens dos usuários desatentos, pois, ao enviar o bitcoin, os clientes nunca mais verão seu dinheiro.

Carteira de golpistas já recebeu 8 mil dólares em Bitcoin

Em golpes de promessas de receber bitcoin em dobro, é comum que os golpistas coloquem endereços públicos para que as vítimas enviem os valores.

Uma vítima que procure ver se é verdade a “promoção” e verifique o endereço, contudo, pode se deparar com transações na carteira. No caso dos golpistas do falso site da Nvidia que promete bitcoin grátis, o endereço bc1qz50pclcp7a7wl0au2m4rkleaxl7wryktmsy9sk mostra que 0,42 BTC já foi enviado.

O valor pode ter sido enviado tanto por vítimas quanto pelos próprios golpistas, para simular uma possível adesão a promoção. Mas chama atenção que a carteira não tem os 50 mil BTCs prometidos, o que é mais um sinal de alerta.

Especialistas em segurança que identificaram o golpe faz o alerta que promoções falsas pela internet são cada vez mais comuns. Dessa forma, ao se deparar com um brinde, é importante manter a calma e avaliar a veracidade das informações.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias