Skin original do Winamp está sendo vendida como NFT em leilão

A ideia do Winamp não é algo incomum, existem diferentes outros projetos e vendas de imagens em formato de NFT, mesmo que não tenha nenhuma implicação de direitos autorais.

Quem cresceu usando computadores entre os anos 90 e 2000, com certeza têm em mente a imagem, agora clássica, do famoso Winamp, um dos primeiros e mais famosos players de musica para computadores pessoais. Se você está beirando os 30 anos, provavelmente já viu essa imagem:

Winamp Classic. Fonte: Reprodução Winamp.

Aproveitando para combinar nostalgia e o criptomercado, a equipe do Winamp anunciou que venderá um NFT da skin original do player de mídia lançado em 1997. O NFT será vendido através de um leilão no OpenSea, um dos mais famosos mercados de NFTs do mundo.

O leilão será realizado entre 16 e 22 de maio, seguido por uma venda separada de outros NFTs baseados em 20 artes derivadas da skin original. A venda faz parte de uma combinação de uma ação publicitária junto de um esforço para arrecadação de valores.

O Winamp pediu para que vários artistas fizessem artes em NFTs para enviar para um processo seletivo que vai desta semana até a segunda semana de abril. Os artistas escolhidos receberão 20% dos lucros de cada venda de suas imagens.

O resto dos lucros vai para a Winamp Foundation, que prometeu doar os valores para diferentes projetos de caridade, começando com o Music Fund, um projeto sem fins lucrativos da Bélgica.

19 das peças de arte em NFT serão vendidas em edições de 100 cópias, e as outras serão coleções de 97 imagens. Totalizando 1997 NFTs vendidos, o ano de lançamento do Winamp. Todos os NFTs serão vendidos por 0.08 Ethereum, cerca US$ 210 nas atuais taxas de preço.

Além dos 20% na venda inicial, os artistas receberão 10% em royalties em vendas secundarias.

Em entrevista aoportal Verge, o chefe de desenvolvimento de negócios do Winamp, Thierry Ascarez disse que os compradores ganharão um NFT na blockchain que está ligada a uma imagem da, ou da skin original do Winamp ou uma de suas derivadas. Os compradores terão o direito de copiar, reproduzir e exibir a imagem, mas eles não possuem os direitos autorais.

A ideia do Winamp não é algo incomum, existem diferentes outros projetos e vendas de imagens em formato de NFT, mesmo que não tenha nenhuma implicação de direitos autorais.

Isso acontece com memes, com vídeos que viralizaram, aparentemente, partes das imagens que marcaram a infância de muitos também poderá se tornar tokens não-fungíveis, provando que até mesmo a nostalgia pode ser comercializada e tokenizada.

O projeto também tem um cunho de apoiar alguns artistas e causas ligadas a caridade, portanto, pode ser que não sofra tantos comentários negativos quanto outros projetos de NFTs.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

Últimas notícias