Snowden usou Bitcoin para vazar arquivos da NSA

Atacando e defendendo-se ao mesmo tempo, Snowden afirmou que há um grupo de pessoas ligadas a empresas de capital de risco que fazem alertas em relação ao Bitcoin e ao mesmo tempo fazem propaganda de moedas as quais eles possuem participação.

Através de redes sociais, Edward Snowden fez críticas a indústria de capital de risco, que criticam o Bitcoin para promover outras moedas, bem como lembrou que pagou em Bitcoin pelos servidores que armazenaram os dados vazados da NSA, sigla para Agência de Segurança Nacional dos EUA.

Sua fala relembra os motivos pelo qual o Bitcoin existe, muito além de servir como proteção contra inflação, o bitcoin é sinônimo de liberdade e privacidade. Também por conta disso Snowden fez críticas ao atual estado do projeto.

Assim como o vazamento de dados da NSA por Snowden, o Bitcoin também está ligado a outros movimentos semelhantes, como a WikiLeaks que também utiliza o Bitcoin como uma arma contra a censura, sendo impossível que governos congelem os seus fundos.

Usou Bitcoin como moeda há quase 10 anos

Atacando e defendendo-se ao mesmo tempo, Snowden afirmou que há um grupo de pessoas ligadas a empresas de capital de risco que fazem alertas em relação ao Bitcoin e ao mesmo tempo fazem propaganda de moedas as quais eles possuem participação.

Embora não tenha citado nomes, é comum que empresas de capital de risco invistam em criptomoedas alternativas, financiando o seu desenvolvimento em troca de moedas. Também não é raro ver declarações destas mesmas empresas criticando o uso de energia do Bitcoin em comparação a estas moedas, em sua maioria com maior centralização de poder.

Por outro lado, Snowden também é um grande crítico do Bitcoin, como na questão da sua falta de total privacidade mesmo após a atualização do Taproot. Todavia, ele fez questão de lembrar a sua história com o Bitcoin para aqueles que não a conhecem.

“Há também um grupo que pensa que eu descobri o Bitcoin recentemente, simplesmente porque às vezes eu o critico. Você conhece toda aquela história da NSA de quase DEZ ANOS ATRÁS? Eu paguei pelos servidores que tornaram isso possível… usando Bitcoin. Eu apenas não sou um maximalista.“, disse Snowden.

Skin in the game

Enquanto hoje muitas pessoas investem em Bitcoin apenas porque o governo aprovou, é preciso lembrar que bitcoin é muito mais do que lucros. Bitcoin está relacionado a liberdade e privacidade.

Curiosamente o desaparecimento de Satoshi Nakamoto está ligado a outro movimento de vazamento de dados governamentais e empresariais, o WikiLeaks.

Após ter suas contas bloqueadas em diversos serviços financeiros, a WikiLeaks começou a aceitar bitcoin como doação. Na época a moeda ainda valia poucos centavos e, com medo do governo, Satoshi desapareceu dias após este anúncio.

“O WikiLeaks chutou o ninho de vespas e o enxame está vindo em nossa direção.”

A citação acima é de Satoshi Nakamoto, criador do Bitcoin, referindo-se ao governo americano que, segundo sua imaginação, tentaria derrubar o Bitcoin. Vale notar que na época ele não tinha tanta segurança em termos de hashrate e descentralização.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de criptomoedas do mercado ganhe até 100 USDT em cashback. Cadastre-se

Siga o Livecoins no Google News.

Curta no Facebook, TwitterInstagram.

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias

Últimas notícias