Solana fica 12h fora do ar. O que isso representa para o Ethereum?

É comum a rede Ethereum recusar movimentações por conta do baixo gas fee, a taxa de validação.

Siga no
Solana em tela de celular valorização alta
Solana em tela de celular

A rede blockchain da moeda Solana (SOL) ficou 17 horas fora do ar após um problema técnico em 14 de setembro. Alguns robôs estavam soltando milhares de transações por segundo para se beneficiar do lançamento do token da DEX Raydium.

O fato é que a rede ficou sobrecarregada, e os validadores se perderam. Após alguma discussão da comunidade e simulações da equipe desenvolvedora, uma nova versão do software foi disponibilizada. No entanto, a rede Solana ficou sem registrar operações por um longo período.

Por que demorou tanto para re-ligar?

Não é tão simples. Primeiro, havia uma fila enorme de transações para validar. Além disso, como excedeu a capacidade de memória das máquinas, nem todos estavam no mesmo bloco. Por último, mesmo apagando a fila e reiniciando em determinado bloco, o problema iria tornar a ocorrer em questão de minutos.

O lado “positivo” é que a equipe de desenvolvedores é paga, portanto, os funcionários da empresa Solana Labs fizeram a atualização e rodaram num ambiente de testes antes de liberar a nova versão para todos.

Esse bug pode acontecer na Ethereum?

Não. A fila de transações para os mineradores não vai trazer nenhum dano. É comum a rede Ethereum recusar movimentações por conta do baixo gas fee, a taxa de validação. Se você inundar a rede com solicitações, os usuários devem rejeitar automaticamente por conta do limite padrão definido no software.

Qual a função (e poder) da Solana Labs?

A empresa recebeu recentemente um aporte de 314 milhões de dólares de firmas de capital de risco focadas em tecnologia. Curiosamente, ao invés de comprar ações da empresa Solana Labs, os investidores receberam tokens SOL. A empresa já havia recebido um aporte de capital de 22 milhões de dólares em meados de 2019.

Enfim, assim como a Ripple é a empresa responsável pela oferta e manutenção da rede, a Solana Labs coordena a Solana. Isso inclui manter uma equipe de desenvolvedores, estimular o ecossistema, buscar parcerias, e tudo mais que se espera de uma empresa tradicional de tecnologia.

Solana deixou de ser competidor da Ethereum?

Continuará sendo, pois o ETH 2.0 pretende criar um modelo parecido, abandonando a mineração tradicional. O fato do token SOL ter perdido apenas 8% para o Ethereum após duas semanas do evento sinaliza que os investidores não estão preocupados com a centralização da rede.

Em algum momento, quando a penetração de finanças descentralizadas (DeFi) aumentar, mecanismos ainda mais complexos e inteligentes para privilegiar grandes investidores vão ser inventados. No entanto, é importante compreender que para se atingir uma alta capacidade de processamento com segurança é necessário abrir mão da descentralização.

A pergunta que fica é: qual a diferença desse sistema de guardiões, os grandes holders atuando como validadores, para o sistema financeiro atual?

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Marcel Pechman
Marcel Pechman é trader e analista de criptomoedas desde 2017. Atuou como trader por 18 anos nos bancos UBS, Deutsche e Safra. Além de YouTuber em seu canal RadarBTC, foi reconhecido em diversas premiações como um dos maiores interlocutores do Bitcoin do país. Maximalista convicto, acredita na falência da moeda fiduciária, aquela emitida por governos.
Líder da Gas Consultoria Bitcoin em pronunciamento

“Faraó dos Bitcoins” continua preso após audiência de habeas corpus ser adiada

Glaidson Acácio dos Santos, o "Faraó dos Bitcoins", continua preso e seu pedido de habeas corpus será analisado apenas na próxima semana. Os clientes mais...
TradingView

TradingView: Mercado animado após lançamento do ETF de Bitcoin

EFT de Futuros BITO animou o mercado nessa terça-feira, empurrando o bitcoin até os 65mil dólares. Quanto tempo pode durar esse otimismo? Confira os...

Facebook não pode gerenciar criptomoedas, diz Senado americano

No mesmo dia do lançamento de sua carteira da Novi, carteira digital do Facebook, cinco senadores dos EUA escreveram uma carta para Mark Zuckerberg,...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias