Criptomoeda “Nirvana” desaba 92% após ataque hacker

Novo episódio mostra que stablecoins seguem operando sob pressão e de estáveis podem não ter nada.

Notas de Dólar em vermelho com criptomoedas caindo ao fundo stablecoin queda caiu cai
Notas de Dólar em vermelho com criptomoedas caindo ao fundo

Uma stablecoin criada na rede Solana caiu 92% nas últimas 24 horas, após um ataque hacker drenar as moedas do ecossistema. Assim, outras moedas ligadas ao projeto também sofrem inúmeras perdas e investidores seguem acompanhando o caso.

Para o budismo, alcançar o nirvana é chegar a um nível de paz e tranquilidade inabalável, após alcançar um alto grau de sabedoria.

Contudo, quem comprou a ideia do projeto “Nirvana Fi”, uma criptomoeda criada pela rede Solana, está muito longe de paz de espírito, após um rápido colapso do seu ecossistema nas últimas horas.

Stablecoin criada pela rede Solana caiu 92% após ataque hacker

Em maio de 2022, o mercado de criptomoedas viu o colapso da Stablecoin TerraUSD (UST) como uma novidade, quando a moeda que deveria ter paridade com o Dólar despencar de valor.

Agora neste final de julho, contudo, um novo episódio de colapso em uma stablecoin volta a chama atenção, dessa vez pelo ecossistema da Solana.

Isso porque, a stablecoin Nirvana (NIRV) caiu 92% nas últimas 24 horas, após um ataque hacker afetar o seu ecossistema de moedas. Negociada apenas na corretora Jupiter, uma DEX da Solana, a moeda despencou e assustou seus investidores.

Além dessa stablecoin, outras duas criptomoedas registram quedas massivas. Uma delas é a Nirvana ANA (ANA), que perde 85% de valor nas últimas 24 horas. Outra que perdeu valor é a Nirvana prANA (prANA), também ligada ao ecossistema de DeFi.

Em seu site, a equipe do Nirvana afirmava que sua stablecoin era segura, visto que seu lastro era diversificado em várias stablecoins diferentes, o que absorveria um eventual colapso de um projeto externo. Contudo, ao ser alvo de um ataque hacker, a moeda não se provou tão segura assim.

A equipe de análises blockchain da PeckShield divulgou o episódio em suas redes sociais, após analistas chineses emitirem o comunicado do ataque ao público.

O que diz a equipe do Nirvana Fi, que prometia ser um DeFi 3.0?

Em nota após o ocorrido, a equipe do Nirvana Fi foi ao Twitter informar que foi alvo de um ataque hacker. No episódio, ainda sob apuração, restou claro que todas as reservas do projeto foram roubadas através de um flash loan.

Ainda investigando o ocorrido, o projeto confirma que 3,39 milhões em USDT foram roubados com o caso, indicando que esse ecossistema não tem mais seu tesouro.

“O que sabemos até agora: O Nirvana foi hackeado maliciosamente e as reservas foram roubadas. Um ataque de flashloan foi usado para roubar dinheiro. Isso não é culpa de Solend, mas um exploit do programa do Nirvana.”

Não está se será possível recuperar o valor e a confiança, embora a comunidade Solana esteja comprometida em ajudar o projeto a rastrear o valor roubado.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias