A startup Bitback apresentou sua solução por meio da qual uma parte do valor gasto em lojas online é reembolsado em Bitcoins – ação conhecida como cashback. A iniciativa é a primeira deste tipo no Brasil.
A plataforma funciona da seguinte maneira: quando o usuário realiza uma compra junto a um dos e-commerces parceiros, ele recebe de volta uma porcentagem em Bitcoin automaticamente.
Não é necessário solicitar a quantia por meio de ticket ou meios semelhantes, provando-se ser uma plataforma bem prática. A porcentagem devolvida por meio do cryptoback (cashback em criptomoeda) varia de acordo com a loja utilizada para a compra.
O e-commerce brasileiro movimentou em 2018 mais de R$ 53 bilhões em vendas online segundo o relatório Ebit Webshoppers, e ainda 58 milhões de consumidores fizeram pelo menos uma compra online, realizando mais de 120 milhões de pedidos em lojas virtuais. Pesquisas mostram que menos de 1% desse faturamento online no Brasil passam por sites de cashback, em países como Inglaterra esse número chega a quase 20%.
Detalhando a motivação e escopo do projeto, o idealizador da iniciativa Otávio Lima declarou:
“Desenvolvemos o primeiro sistema de cashback com Bitcoin do Brasil. Temos observado todo o potencial das criptomoedas e como elas podem mudar a vida das pessoas integrando mais cidadãos ao sistema econômico e fornecendo uma alternativa a este sistema que muitas vezes exclui pessoas. Por conta disso, escolhemos o BTC [abreviação de Bitcoin] como moeda nativa para nosso sistema que, além de servir como forma de pagamento, pode também ser usada pelo usuário entrada no universo de investimento em criptomoedas. A partir daí, o usuário pode ampliar o horizonte para novas possibilidades.”
Criptomoedas são ainda tidas por muitos como uma área cinzenta, razão pela qual essas mesmas pessoas evitam investir dinheiro no meio. Considerando essa cautela, Otávio Lima decidiu que o Bitback seria a porta de entrada dos leigos no mundo dos criptoativos:
“Muitas pessoas não entram no mercado de criptomoedas por medo ou mesmo desconhecimento. Desta forma, pensei que se a entrada deles no mundo das criptomoedas fosse através de cashback, seria ótimo. Você naturalmente já compra em sites de e-commerce e, se puder ter o dinheiro de volta em Bitcoins, e ele ainda valorizar, será uma maravilha.”
O cadastro no Bitback é 100% gratuito e os Bitcoins recebidos como retorno na plataforma podem ser posteriormente retirados para qualquer carteira de BTC informada pelo usuário no momento do saque.
Mais do que uma iniciativa comercial, o Bitback é um esforço de inclusão de novas pessoas nos avanços tecnológicos e financeiros representados pelos criptoativos.