Nova atualização do Bitcoin pode dividir comunidade e criar “novo” Bitcoin

Parece que teremos mais um período de batalhas políticas de divisão na comunidade do Bitcoin.

Siga no

Ao que parece, a nova atualização do Bitcoin pode dividir a comunidade da moeda digital e criar uma nova moeda, assim como aconteceu em 2017, com o surgimento do Bitcoin Cash.

O Bitcoin Cash foi criado como uma “cópia” do Bitcoin durante uma briga entre desenvolvedores que queriam soluções diferentes para o ativo digital.

Agora, membros da comunidade e desenvolvedores concordam com a necessidade da futura atualização conhecida como Taproot, a primeira grande atualização da rede do Bitcoin desde que o SegWit foi ativado, em 2017.

O Taproot trará suporte para assinaturas de Schnorr e transações mais complexas na rede do Bitcoin, além de impactar positivamente a escalabilidade e a privacidade da rede.

Isso significa que o Bitcoin terá transações mais rápidas, baratas e anônimas.

Conflito entre desenvolvedores

O problema é que nem todos os desenvolvedores estão apoiando o método de ativação da atualização.

O pivô do desentendimento é sobre quem deve dar o ponta pé inicial na atualização: mineradores ou operadores de nós.

De acordo a proposta de atualização, os mineradores devem começar, se eles não fizerem isso dentro dos três meses previstos, os operadores de nós terão a última palavra.

Vários desenvolvedores ativos do Bitcoin, incluindo Sjors, Jeremy Rubin, AJ Towns, Michael FolksonMax e Hillebrand, participaram e aprovaram a atualização, no entanto, Luke Dashjr, que apoia a criptomoeda desde 2011, insiste que a iniciativa deve partir dos operadores de nós.

Esta não é a primeira vez que Dashjr assume uma posição diferente de outros desenvolvedores. No passado, por exemplo, ele afirmou que o SegWit prejudicaria o Bitcoin, permitindo que blocos maiores passassem pela rede, e até sugeriu reduzir o tamanho do bloco abaixo do padrão de 1 MB.

Novo hard fork?

O desenvolvedor lançou um novo site, onde oferece aos operadores de nós a instalação de sua própria versão do Bitcoin Core para que a atualização ocorra de acordo com o esquema que ele propôs e concorda.

Isso suscitou preocupações quanto à possível divisão da rede do Bitcoin em duas, caso a comunidade se divida e utilize clientes de versões diferentes.

Um hard fork é um processo de mudança radical no protocolo de uma rede blockchain que efetivamente resulta em duas ramificações, uma que segue a versão anterior e outra que segue a nova versão.

No caso da Taproot, o que pode acontecer é que parte da comunidade siga a atualização do desenvolvedor Luke Dashjr, e outros sigam a proposta aceita pela maioria dos desenvolvedores.

Um dos maiores apoiadores e veteranos do Bitcoin, o Cobra, foi o primeiro a notar o problema, revelando no Twitter que realmente a comunidade deve se dividir e podemos correr o risco de ver uma nova batalha na comunidade e consequentemente, um novo “Bitcoin Cash”, ou seja lá qual for o nome que o desenvolvedor vai escolher.

“Parece que teremos mais um período de batalhas políticas de divisão na comunidade Bitcoin. Este é um ativo de trilhões de dólares agora. Não podemos jogar os mesmos jogos de 2017. Espero que os mineradores ativem o Taproot rapidamente, caso contrário haverá um grande drama.”

Ele também disse estar confuso sobre os motivos que estão prejudicando o projeto: “Estou confuso, o que está acontecendo? É meio perigoso executar regras de consenso diferentes?.”

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Livecoins
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.
Polícia em Miniatura investigando uma moeda física de Bitcoin

Policiais da Coreia do Sul são proibidos de comprar criptomoedas

A polícia da Coreia do Sul está sendo proibida de comprar criptomoedas. A medida tem sido reforçada no país, que espera dar mais transparência...
Moeda digital Bitcoin e cartão de crédito e débito

Criptomoedas não são inimigas, são parceiras, diz VP da Visa no Brasil

A Visa, uma das maiores empresas em serviços financeiros do mundo, está estudando o uso de Bitcoin para o futuro em suas transações. A...
Colonial Pipeline paga resgate em Bitcoin após ataque hacker

Empresa que controla maior oleoduto dos EUA paga R$ 21 milhões em Bitcoin para...

Uma empresa responsável pelo maior oleoduto dos EUA anunciou que pagará o resgate, em Bitcoin, para hackers que invadiram seus sistemas. Segundo especialistas, ela...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias