Tecnologia Blockchain é destaque em pesquisa da Bloomberg

O mundo não é o mesmo após o advento desta!

Siga no
Mundo conectado pela Blockchain
Mundo conectado pela Blockchain

No período pré-socrático, há 470 anos antes de Cristo, Heráclito já falava sobre a velocidade da mutação. Tudo isso ficaria ainda mais exponencial com o advento da tecnologia no mundo. De acordo com a Lei de Moore, o poder computacional dobra a cada 18 meses. Com isso, a tecnologia blockchain já é destaque no mundo todo, mesmo tendo sido criada efetivamente há pouco mais de dez anos.

Bloomberg queria saber qual era a tecnologia destaque para melhorar nossas vidas

Ao se falar do Bitcoin e da tecnologia Blockchain tudo é muito incipiente. Se afirmar um especialista neste mercado então, é muito complicado.

Mas uma pesquisa realizada pela Bloomberg chama a atenção para o destaque que a tecnologia blockchain tem tido. Esta já é alçada a estrela, principalmente em uma época que caminha para o fim da privacidade mundial.

A Bloomberg realizou uma enquete na qual buscou conhecer a opinião dos internautas sobre: qual a melhor tecnologia para melhorar a vida do ser humano? As opções dadas eram Inteligência Artifical, Tecnologia 5G, Energia Renovável e Blockchain.

A campeã, contudo, foi a energia renovável, com 44% dos respondentes acreditando ser essa a melhor tecnologia para o ser humano. Em segundo lugar, a Inteligência Artificial pegou 31% dos votos, enquanto a Blockchain ficou na terceira posição com 16%. Apenas 9% deram valor a Tecnologia 5G como promissora.

Certamente isso mostra que, em uma pesquisa aleatória pela web, mais de 450 pessoas mostraram que a blockchain tem seu público. Isso é importante para verificar que mesmo entre buzzwords, como Tecnologia 5G, a Blockchain é destaque.

Tecnologia Blockchain é destaque em pesquisa da Bloomberg
Tecnologia Blockchain é destaque em pesquisa da Bloomberg – Imagem: Reprodução/Twitter

Blockchain sem criptomoedas é apenas um banco de dados

O conceito de blockchain foi criado em meados de 1991, quando Stuart Haber e W. Scott Stornetta imaginaram essa tecnologia. A ideia desses cientistas, que chegaram a patentear sua solução, era ter blocos criptografados que funcionasse como carimbo para documentos.

Já em 2008, quando Satoshi Nakamoto criou o Bitcoin, o mesmo imaginou esta tecnologia como uma camada para as criptomoedas. A blockchain é a forma de se atestar as informações da rede Bitcoin, com extrema segurança criptográfica.

Apesar de muitas empresas construírem blockchains privadas, há muita crítica sobre este modelo. Para Jimmy Song, quando alguém se impressiona com a tecnologia blockchain apenas, mostra não conhecer o Bitcoin.

Essa polêmica em dissociar a tecnologia Blockchain do Bitcoin aumentou quando o presidente da China, Xi Jinping afirmou que seu país quer ser líder em blockchain. Entretanto, a China ainda não resolveu sua situação com o Bitcoin, o que mostra que este ainda “está de molho”. Ou seja, há quem acredite que Bitcoin e Blockchain são dissociáveis.

Por fim, com a China colocando a tecnologia blockchain em perspectiva, assim como os internautas que responderam a enquete da Bloomberg, o futuro parece promissor. A ponderação se dá em como será construída a próxima geração de blockchains, públicas ou privadas? De fato, com a celeridade das transformações tecnológicas, este é o principal ponto de interrogação deste tema.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Bitcoin ganha novo impulso de alta e supera US$ 34 mil, entenda

O Bitcoin continua a se recuperar de sua queda no início da semana após várias empresas darem sinais que estão correndo para apostar no...
dolar rasgado e Bitcoin. Imagem: ShutterStock

Valor total de transações com bitcoin em 2021 deve superar PIB dos EUA

Pela primeira vez em menos de sete meses, o volume total de transferências com bitcoin ultrapassou US $ 15,8 trilhões. Como resultado, o volume...
CEFI vs DEFI

DeFi vs CeFi: Finanças Centralizadas vs Finanças Descentralizadas

Finanças descentralizadas (DeFi) são uma das fatias mais cobiçadas da indústria de blockchain hoje, mas a ideia em si tem origens muito mais humildes. Na verdade,...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias