Bitcoin

Temendo censura, Ethereum promete punir corretoras

Share

Com o abandono do Proof-of-Work, o Ethereum será “administrado” por validadores e muitos deles devem pertencer à exchanges. Sendo assim, a comunidade está preocupada de que estas possam censurar transações na rede, a pedido de reguladores.

Como solução, formas de censura serão consideradas como um ataque e estes validadores terão punições financeiras. Em outras palavras, terão suas pilhas de Ether (ETH) queimadas.

A discussão é uma mensagem direta para exchanges que poderão oferecer serviços de staking em suas plataformas. Na enquete informal, 87% das pessoas concordam com esta decisão, incluindo Vitalik Buterin.

Exchanges já dominam o Ethereum

Iniciando a discussão neste domingo (14), dados apontam que 66% dos atuais validadores do Ethereum precisam cumprir as regulamentações da Agência de Controle de Ativos Estrangeiros dos EUA, a OFAC. Com isso, um usuário questionou qual seria a posição das exchanges caso as mesmas fossem obrigadas a censurar transações.

“Se os reguladores solicitarem que você censure no nível do protocolo Ethereum com seus validadores, você:
A) Cumpre e censura no nível do protocolo.
B) Desliga o serviço de staking e preserva a integridade da rede.”

Dentre estas estão gigantes como Bitstamp, Kucoin, Poloniex, Binance, Coinbase e Kraken, basicamente toda indústria.

Sem respostas, afinal elas poderiam colocar estas empresas em uma saia justa, outra enquete informal foi criada. Nesta é questionado qual será o posicionamento do próprio Ethereum sobre a censura, 87% das respostas consideram isso como um ataque, pedindo que punições sejam aplicadas.

“A resistência à censura não é propriedade do protocolo, é propriedade da comunidade, começa e termina com você.”

“Faça a Coinbase, Kraken, Bitcoin Suisse, etc, entenderem que cumprir [sanções da] OFAC não é uma opção,” escreve o pesquisador Eric Wall em caixa alta. “Isso resultará em punições financeiras sobre todos seus clientes, sendo o fim de seus negócios. Façam elas retirarem suas moedas de stake caso as mesmas não apoiem a resistência a censura.”

Sendo assim, é muito provável que exchanges não sejam validadores do Ethereum após sua grande atualização, programada para o próximo mês, podendo tornar o sistema mais descentralizado do que aparentaria ser antes do início desta discussão.

Por fim, vale notar que até mesmo Vitalik Buterin, fundador do Ethereum, afirmou ser a favor de considerar a censura de transações como uma forma de ataque à criptomoeda, congelando os ethers (ETH) dos atacantes.

Bitcoin vs Ethereum

Com a conversa se tornando motivo de piada entre maximalistas de Bitcoin, o pesquisador Eric Wall lembrou da famosa guerra dos blocos de 2017, onde a comunidade precisou lutar contra a introdução do SegWit2x, implementado no Bitcoin Cash (BCH).

Por fim, Wall também aponta que a discussão sobre Proof-of-Work ser melhor que Proof-of-Stake, e vice-versa, é uma perda de tempo. Em outras palavras, cada modelo possui seus pontos fortes e fracos, podendo co-existirem sem a necessidade de comparações rasas.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de criptomoedas do mercado ganhe até 100 USDT em cashback. Cadastre-se

Siga o Livecoins no Google News.
Curta no Facebook, Twitter e Instagram.
Comentários
Autor:
Henrique HK