Terroristas ameaçam explodir centro comercial se não receberem bitcoins

As autoridades evacuaram os prédios ameaçados.

Siga no
Imagem: Youtube

Terroristas virtuais ameaçaram explodir prédios em um centro comercial importante da Rússia. De acordo com informações locais, um grupo de golpistas enviou e-mails para empresas dizendo que haviam bombas implantadas em diferentes prédios no Centro Comercial de São Petersburgo, o preço para as bombas não serem explodidas era de 5 bitcoins, cerca de 1.6 milhão de reais.

De acordo com as informações, na última segunda-feira, 5 de abril, foram enviados e-mails com ameaças de explosões para o centro empresarial Fort Tower e para o departamento de segurança corporativa da Gazprom Pererabotka, uma das mais importantes empresas de energia da Rússia.

O e-mail pedia um pagamento de 5 bitcoins e, caso o valor não fosse pago, três bombas previamente instaladas nos prédios seriam detonadas.

O site Moika78, revelou parte do e-mail enviado para as vítimas. O texto informava que os supostos terroristas estavam de olho na movimentação ao redor do local e caso notassem a presença da polícia, as bombas seriam detonadas.

“A empresa tem tempo o suficiente para tentar determinar a segurança de seus equipamentos e de seus funcionários. Sabemos que vocês vão chamar a polícia, mas se percebermos que a autoridade foi envolvida, vamos detonar os artefatos e ir embora.”

As autoridades locais decidiram não arriscar e acabaram evacuando os prédios ameaçados.

A Gazprom chegou a evacuar um total de 534 pessoas. Após uma investigação policial, nenhum artefato explosivo ou que apresentava risco para a estrutura e as pessoas dos prédios foi encontrado, provando que tudo não passou de um blefe.

Agora a polícia iniciou uma investigação para tentar encontrar os golpistas e um processo para que eles sejam julgados e paguem pela tentativa de extorsão e por crimes virtuais

Até o momento não há nenhuma atualização sobre a identidade ou o paradeiro dos terroristas falsos.

Ameaças com pedidos de Bitcoin são comuns

Essa é uma situação que, apesar de ser bem absurda, não é assim tão incomum. Em 2018 tivemos uma ameaça extremamente similar e, assim como agora, não passava de um blefe.

É muito comum encontrar esse tipo de ataque, principalmente com alvos civis comuns, como pessoas que tiveram dados vazados recentemente.

A maioria esmagadora dessas ameaças são blefes, mas é sempre importante tomar cuidado com esse tipo de golpe, principalmente quando a ameaça é de grandes proporções como a explosão de prédios.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

Polícia descobre mineração ilegal de Bitcoin dentro do próprio quartel

A polícia de diversos países continua de olho nas atividades ilegais de mineração que utilizam energia roubada para obter lucros com criptomoedas. Um caso...
Criptomoeda Ethereum mãe do DeFi

Ethereum será atualizado no dia 4 de agosto e se tornará deflácionário

Nos últimos dias os participantes de grupos de criptomoedas têm perguntado se a atualização de uma certa criptomoeda fará a alta do Bitcoin ser...
Mão segurando Bitcoin e bandeira da Malásia

“Clientes da Binance devem sacar fundos imediatamente”, diz CVM da Malásia

A CVM da Malásia afirma que os investidores de criptomoedas devem sacar seus fundos imediatamente da Binance, que receberá medidas coercitivas em breve. A nova...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias