Terroristas ameaçam explodir centro comercial se não receberem bitcoins

As autoridades evacuaram os prédios ameaçados.

Siga no
Imagem: Youtube

Terroristas virtuais ameaçaram explodir prédios em um centro comercial importante da Rússia. De acordo com informações locais, um grupo de golpistas enviou e-mails para empresas dizendo que haviam bombas implantadas em diferentes prédios no Centro Comercial de São Petersburgo, o preço para as bombas não serem explodidas era de 5 bitcoins, cerca de 1.6 milhão de reais.

De acordo com as informações, na última segunda-feira, 5 de abril, foram enviados e-mails com ameaças de explosões para o centro empresarial Fort Tower e para o departamento de segurança corporativa da Gazprom Pererabotka, uma das mais importantes empresas de energia da Rússia.

O e-mail pedia um pagamento de 5 bitcoins e, caso o valor não fosse pago, três bombas previamente instaladas nos prédios seriam detonadas.

O site Moika78, revelou parte do e-mail enviado para as vítimas. O texto informava que os supostos terroristas estavam de olho na movimentação ao redor do local e caso notassem a presença da polícia, as bombas seriam detonadas.

“A empresa tem tempo o suficiente para tentar determinar a segurança de seus equipamentos e de seus funcionários. Sabemos que vocês vão chamar a polícia, mas se percebermos que a autoridade foi envolvida, vamos detonar os artefatos e ir embora.”

As autoridades locais decidiram não arriscar e acabaram evacuando os prédios ameaçados.

A Gazprom chegou a evacuar um total de 534 pessoas. Após uma investigação policial, nenhum artefato explosivo ou que apresentava risco para a estrutura e as pessoas dos prédios foi encontrado, provando que tudo não passou de um blefe.

Agora a polícia iniciou uma investigação para tentar encontrar os golpistas e um processo para que eles sejam julgados e paguem pela tentativa de extorsão e por crimes virtuais

Até o momento não há nenhuma atualização sobre a identidade ou o paradeiro dos terroristas falsos.

Ameaças com pedidos de Bitcoin são comuns

Essa é uma situação que, apesar de ser bem absurda, não é assim tão incomum. Em 2018 tivemos uma ameaça extremamente similar e, assim como agora, não passava de um blefe.

É muito comum encontrar esse tipo de ataque, principalmente com alvos civis comuns, como pessoas que tiveram dados vazados recentemente.

A maioria esmagadora dessas ameaças são blefes, mas é sempre importante tomar cuidado com esse tipo de golpe, principalmente quando a ameaça é de grandes proporções como a explosão de prédios.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Matheus Henrique
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

O ouro físico está perdendo espaço para o ouro digital

Nos últimos dias, Neel Kashkari, presidente do banco central americano, disse que não ficaria surpreso se a taxa de inflação nos Estados Unidos subissem...

Repressão global às criptomoedas pode estar chegando, alerta CEO da Kraken

Recentemente o Bitcoin e várias outras criptomoedas tiveram uma alta surpreendente, com muitas alcançando novas máximas históricas (como é o caso do Bitcoin e...

Dogecoin passa banco Itaú, Santander e Bradesco em valor de mercado

Dogecoin, a criptomoeda feita como uma piada, surpreendeu o mundo após disparar 150% em poucas horas e ser negociada por um valor recorde de...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias