Tether confirma que 26% da USDT não é apoiada em reserva de dólares

Uma das principais teorias da conspiração na indústria das criptomoedas acaba de ser confirmada. O que vai acontecer com a Tether ?

Siga no

Tether, a stablecoin (criptomoeda com valor estável) mais popular do mundo volta ao centro de mais uma controvérsia após uma revelação que apenas 74% de sua oferta é apoiada por dólares. O relatório veio em menos de uma semana depois que foi revelado que a Bitfinex usou US $ 850 milhões de USDT para cobrir um déficit.

Hoje, 30 de abril, o conselheiro geral da Tether, Stuart Hoegner, escreveu em seu depoimento que a empresa detém apenas 2,1 bilhões de dólares em caixa. Entretanto, de acordo com os dados fornecidos pelo CoinMarketCap, a oferta circulante da Tether ultrapassa US $ 2,8 bilhões.

“Tether tem caixa de aproximadamente US $ 2,1 bilhões, representando aproximadamente 74% das atuais dívidas pendentes”, afirma Hoegner, confirmando que a criptomoeda não é totalmente garantida pelo dólar americano.

Em março, a Tether atualizou – na surdina – os termos de uso em seu site oficial, removendo a linha que dizia que era “apoiada de 1 para 1 pela moeda tradicional”. Os 26% restantes não estão atrelados a nenhum ativo.   

Hoegner alega ainda que o encobrimento de US $ 850 milhões que eles realizaram com a Bitfinex foi feito para proteger o mercado de criptomoedas, causado por uma potencial desaceleração do mercado. Considerando que a Bitfinex é uma das maiores corretoras de criptomoedas do mundo, seus problemas podem impactar negativamente o preço do Bitcoin.   

“A Tether e os detentores de ações têm um grande interesse em garantir que uma das plataformas de negociação dominantes tenha suficiente liquidez para operações normais”, comentou ele sobre o acordo explosivo.

No ano passado, em um esforço para melhorar a transparência das empresas para os investidores, a Tether fez uma demonstração de mudança de bancos e emitiu uma declaração que parecia confirmar o apoio de 1:1 na USDT. 

No entanto, em março de 2019, usuários perspicazes do Reddit notaram que a Tether havia atualizado discretamente os termos de uso indicando que não havia mais apoio total ao dólar. Em vez disso, a política afirmava que o USDT era apoiado por ativos não especificados, apesar de manter sua avaliação histórica de 1 dólar.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Mateus Nunes
Mateus Nuneshttps://livecoins.com.br
Analista de Sistemas, entusiasta de criptomoedas e blockchain. Tradutor do site Bitcoin.org Sugestão de pauta: mateus@livecoins.com.br
Gary Gensler. Imagem: Divulgação/ U.S. Senate

Presidente da SEC diz que Bitcoin é uma reserva de valor digital e escassa

O novo presidente da SEC, a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, disse na manhã desta sexta-feira (07) à CNBC que o Bitcoin "é...
NFT do Atlético Mineiro é lançado pelo clube

Atlético Mineiro leiloa NFT pela primeira vez no Brasil e lança colecionáveis no “Cartola”...

O mundo dos tokens artísticos chama cada vez mais atenção de empresas no Brasil e agora também no mundo do futebol. O Atlético Mineiro...
Elon Musk alerta sobre criptomoedas. Imagem: TMZ

Em meio alta da Dogecoin, Elon Musk faz alerta: “Cuidado”

Elon Musk - um dos maiores defensores das criptomoedas e em especial da Dogecoin - fez um alerta para os investidores que esperam lucrar...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias