O Departamento de Justiça dos EUA e a Comissão de Negociação de Futuros de Commodities estão montando uma investigação sobre o papel da Tether na manipulação de preço do Bitcoin (de novo) durante o crescimento massivo da criptomoeda no ano passado.
No início deste ano, o departamento de justiça estava iniciando uma investigação criminal sobre o papel dos traders na manipulação de preço do Bitcoin no final de 2017, quando atingiu o recorde de US $ 20000.
Agora o departamento desconfia do envolvimento do Tether e da Bitfinex no mesmo assunto. O departamento acredita que o preço do bitcoin foi manipulado a subir com a ajuda do Tether.
A investigação
O departamento está realizando uma investigação para determinar se o Bitfinex junto com o Tether praticava atividades de negociação ilícitas para aumentar o preço do bitcoin.
Anteriormente, a Comissão de Commodities e Futuros dos EUA também estava investigando as atividades da Bitfinex e da Tether, e agora ambos os departamentos investigariam as duas empresas de criptomoeda.
As autoridades ainda não divulgaram se a investigação é apenas sobre as empresas ou sobre os executivos da empresa.
No início deste ano, um professor da Universidade do Texas examinou o envolvimento do Tether para manipular o preço do bitcoin usando algoritmos de negociação para aumentar os preços.
A pesquisa revelou que a Bitfinex usa o Tether para comprar bitcoin quando o preço está baixo usando algoritmos.
Tether se defende
A Tether, no entanto, se defendeu chamando todas as acusações de falsas. A empresa explicou que há uma oferta limitada de tokens do USDT e que cada USDT é garantido por 1 dólar que é mantido pela empresa em sua conta bancária.
As informaçãos são da Coinnounce