Tether ultrapassa PayPal e Bitcoin em métrica valiosa

Criptomoeda lastreada em dólar tem crescido no mundo e já chama atenção.

Siga no
Criptomoeda stablecoin Tether USDT XAUT EURT CNHT
Criptomoeda stablecoin Tether - Reprodução/Flickr

A criptomoeda Tether é uma stablecoin, ou seja, possuí seu valor baseado no preço do dólar. Com pouca oscilação de valor, a Tether ultrapassa uma métrica valiosa em comparação com o Bitcoin, e até o PayPal.

Os meios de pagamentos digitais são considerados as principais ferramentas hoje. Com o fenômeno das startups, muitas empresas de base tecnológica surgiram no mundo. Dessas, várias focaram no desenvolvimento de soluções de pagamentos digitais, que as chamadas fintechs.

Algumas fintechs, como a Nubank, por exemplo, ganharam popularidade nos últimos anos. Contudo, as soluções costumam não ultrapassar fronteiras, pois essas empresas utilizam as moedas locais. Com as criptomoedas, as transações podem ser feitas de qualquer lugar do mundo, trazendo grande inovação para esse setor.

Tether é destaque e ultrapassa PayPal e Bitcoin em número de transações diárias

Com a popularização das criptomoedas, surgidas em 2009 com o Bitcoin, o mundo caminha para uma globalização dos meios de pagamentos. Isso porque, através da internet, pessoas podem enviar dinheiro de qualquer lugar, com custos baixos.

Algumas, como o Bitcoin, já são utilizadas para remessas bancárias entre países. Com confirmações em minutos, e custos baratos em relação a empresas, o Bitcoin se tornou popular. Entretanto, essa popularidade do Bitcoin abriu caminho para a criação de outras criptomoedas.

Uma delas é a Tether, criada pela empresa iFinex, que também comanda a corretora de Bitcoin Bitfinex. Com valor lastreado em dólar, essa criptomoeda centralizada retirou as preocupações com a alta volatilidade das criptomoedas.

Considerando o valor de mercado das criptomoedas, a Tether é a quarta maior hoje. Contudo, o destaque da USDT vai além de seu valor de mercado, chegando até o ponto da adoção de sua tecnologia.

Isso porque, segundo John Paul Koning, a Tether ultrapassa o PayPal e o Bitcoin em número de transações diárias. Essa métrica foi observada pelo canadense entusiasta do Bitcoin e ouro em um relatório recente do PayPal.

De acordo com um estudo da CoinMetrics, citado por John, a Tether tem registrado mais de U$ 3 bilhões de transações por dia. Já o Bitcoin, estaria realizando U$ 2,94 bi de transações no mesmo período. O PayPal, por fim, que apresentou dados para o mercado no final de julho, aponta que realiza U$ 2,4 bilhões de transações por dia.

Bitcoin já havia superado empresa de pagamento em anos anteriores, tendência favorável para as criptomoedas?

O impulso que a Tether toma em relação ao Bitcoin e PayPal é uma importante métrica. Isso porque, a tendência poderia mostrar que os meios de pagamentos convencionais estão mudando.

Em anos anteriores, o Bitcoin, por exemplo, já havia superado o número de transações do PayPal. Essa empresa, que é critica do Bitcoin, perdeu em 2018 e 2019 para a principal criptomoeda, e já perde para a Tether em 2020.

De olho na popularização das criptomoedas, o PayPal deixou as críticas de lado. Em 2019, quando o Facebook afirmou que iria lançar sua criptomoeda Libra, o PayPal apoiou o projeto, inicialmente. Após o PayPal abandonar o projeto do Facebook, o PayPal passou a contratar especialistas para estudar a tecnologia e, quem sabe, entrar nesse mercado.

Esses movimentos deixam claro que as criptomoedas ocupam espaço nas transações globais hoje. Com mais destaque que empresas tradicionais, a tendência é que o mercado de criptomoedas se torne cada vez mais conhecido.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Senadora Democrata Elizabeth Warren

Senadora dos EUA compara Bitcoin a óleo de cobra

A Senadora Democrata Elizabeth Warren, falou em uma recente entrevista à CNBC que não é contra as pessoas serem livres para investir em Bitcoin,...
Casa a venda por Bitcoin negócio imobiliário

Bitcoin vira garantia em negócio para crédito imobiliário pela primeira vez

Ao tentar obter um crédito imobiliário um credor de uma negociação comprovou ter Bitcoin e conseguiu ter seu financiamento aprovado. Muitas pessoas quando vão ao...
Abilio Diniz, empresário e bilionário brasileiro

O3 Capital, que tem Abílio Diniz como sócio, investe em ETF de criptomoedas

Uma empresa que tem Abilio Diniz como conselheiro investiu em criptomoedas via ETF listado na bolsa de valores brasileira. A aquisição foi feita pela...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias