Autoridades brasileiras se reúnem no início de setembro em Brasília (Foto/Reprodução)
Uma representante de investigações da Tether, maior empresa do mercado de criptomoedas do mundo e dona da USDT, virá ao Brasil apresentar o tema de stablecoins para várias autoridades. O evento ocorrerá em Brasília (DF) entre os dias 4 e 5 de setembro de 2025, na sede do Conselho Nacional de Ministérios Públicos (CNMP).
A apresentação conta com a presença da investigadora Blockchain e Elo com Autoridades Policiais da Tether, Deborah Di Lullo. Ela deverá se apresentar no segundo dia com o debatedor, o promotor de Justiça do MPDFT e membro auxiliar da Presidência do CNMP, Leonardo Otreira.
A atividade envolvendo a Tether terá um foco na análise de riscos em operações envolvendo stablecoins.
Vale destaque que, conforme dados do Mercado Cripto do Livecoins, o volume de negociações de stablecoins no Brasil supera do Bitcoin nesta terça-feira (26).
O evento concentrado em apresentar conceitos de stablecoins para autoridades do Brasil, inclusive com apoio da investigadora blockchain da Tether, já está com as inscrições abertas. Para isso, membros e servidores do Ministério Público já podem acessar o link oficial de eventos do CNMP para se inscrever.
“O seminário “O crime na era digital e um olhar às Stablecoins” reunirá especialistas para discutir novas tipologias de ilícitos, prevenção e análise de riscos em operações digitais“, diz a chamada do evento apurado pela reportagem.
Conforme publicado pelo órgão responsável pelo evento, vários palestrantes já confirmaram sua presença.
Entre eles, procuradores de justiça dos MPs, membros-auxiliares do CNMP, especialistas em segurança institucional e cibersegurança, Banco do Brasil, Receita Federal, Banco Central, Tether e Associação Brasileira de Criptoeconomia (ABCripto).
A realização se dará pela Unidade Nacional de Capacitação do Ministério Público
(UNCMP), Digital Currencies Governance Group (DCGG) e Presidência do CNMP. Confira a programação completa aqui.
Vale lembrar que o novo evento promissor terá uma transmissão ao vivo para inscritos, que poderá ser acompanhada por interessados no debate de várias empresas que possuam interesse na temática.
Apesar de o evento ter um foco maior em stablecoins, os participantes devem conhecer também o meio em que os criminosos passaram a utilizar criptomoedas de forma geral. Um painel com auditor da receita deverá explicar melhor o assunto.
“O objetivo do encontro é promover a interlocução entre instituições impactadas pelas fraudes digitais e, ao mesmo tempo, capacitar agentes de diferentes áreas para prevenir, investigar e acusar práticas ilícitas envolvendo criptoativos, em especial as stablecoins“, diz a chamada do CNMP.
Comentários