Token Shiba Inu prejudica Ethereum, diz especialista

Um dos problemas seriam as corretoras que vêm listando a moeda cópia da Dogecoin.

Siga no

O fenômeno das criptomoedas meme, como a Shiba Inu, por exemplo, atrapalha o funcionamento da rede Ethereum. A análise foi feita pelo especialista em criptomoedas Larry Cermak, diretor de pesquisa do The Block.

A Shiba Inu (SHIB) é uma criptomoeda que valorizou intensamente nos últimos meses. Se apresentando como uma cópia da Dogecoin, com suporte a DeFi, o projeto alcançou a fama, principalmente após sua listagem na maior corretora de criptomoedas do mundo, a Binance.

O Ethereum é a segunda criptomoeda mais valiosa do mercado, atrás apenas do Bitcoin. Seu valor de mercado cresceu bastante com as aplicações DeFi, tokenização, entre outros, levando o preço do Ethereum a superar US$ 4 mil nos últimos dias.

Com transações cada vez mais caras, especialista afirma que Shiba Inu, e similares, atrapalham o bom funcionamento da rede Ethereum

As criptomoedas surgiram em 2009, com o Bitcoin sendo o primeiro, para criar uma tecnologia de pagamentos digitais. Ou seja, havia a intenção de facilitar a transferência de valores pela internet, com segurança e sem fronteiras.

Como essas redes são descentralizadas, sem ninguém no comando, as transações dependem de ser aprovadas pelos mecanismos de consenso. Dessa forma, ao enviar uma criptomoeda, como a Ethereum, por exemplo, é necessário pagar uma taxa aos mineradores.

Mas a Ethereum é uma rede que permite a criação de tokens, que funcionam dentro da rede. De acordo com Larry Cermak, o custo da rede Ethereum aumentou muito nos últimos dias por culpa de projetos como a Shiba Inu.

Em sua visão, como a SHIB cobra taxa em gás de Ethereum, a rede teria ficado sobrecarregada, aumentando os custos das transferências. Muitas pessoas pagam cerca de R$ 200,00 hoje por uma transação “rápida” com Ethereum.

“Este token idiota SHIB e todas as corretoras que o listam realmente abriram um precedente ruim. Agora, esses novos imitadores do SHIB estão literalmente cobrando as taxas de gás de Ethereum. Veja os blocos e transações mais recentes com o gás mais alto. São todos esses tokens de meme”.

Valorização de 35.000% em 30 dias é normal?

Atrapalhando a rede Ethereum ou não, a criptomoeda Shiba Inu é um fenômeno entre investidores. Com uma valorização de 35.000% nos últimos 30 dias, a moeda atraiu muitas pessoas e passou a ser uma das 20 maiores do mercado.

A grande valorização supera até mesmo a percebida na Dogecoin no último ano, criptomoeda considerada rival. Isso porque, o preço da Dogecoin, que caiu para a quinta posição do mercado, valorizou “apenas” 20.000% nos últimos 365 dias.

Mas Larry afirma que mais criptomoedas meme têm sido criadas no mercado, com nomes como ELON, KISHU, SHIH, CoShi, entre outras. Com essa tonelada de novos projetos imitadores de Dogecoin, a rede Ethereum estaria ficando sobrecarregada de shitcoins.

“Não tenho os números exatos sobre isso, mas, anedoticamente, esses novos imitadores Doge estão ocupando uma tonelada de espaço em blocos recentes e causando picos de gás para mais de 300”.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Robert Kiyosaki Imagem: Instagram

“Compre Bitcoin e Ethereum antes do maior crash da história”, alerta autor de “Pai...

Robert Kiyosaki, o autor do livro de finanças pessoais "Pai rico, Pai Pobre", insiste que as pessoas se protejam da maior crise do mundo,...
Elon Musk alerta sobre criptomoedas. Imagem: TMZ

Elon Musk pede agilidade para que Dogecoin faça melhorias

Após passar um tempo afastado das criptomoedas, esta semana Elon Musk voltou a se mostrar mais ativo no Twitter. Após a AMC divulgar estar...
Itajaí Moeda digital de recompensa

Itajaí vai dar moeda digital para quem contribuir com meio ambiente

O município de Itajaí, no estado de Santa Catarina, vai dar uma moeda digital para a população que contribuir com o meio ambiente. A novidade...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias