Presidente da Turquia declara guerra contra criptomoedas

Como um dos países com maior conhecimento sobre criptomoedas, a Turquia tem a oportunidade de se destacar no mundo. No entanto, o trabalho das autoridades financeiras consiste em censura e proibições.

Siga no
Recep Tayyip Erdoğan
Recep Tayyip Erdoğan

Durante uma reunião com estudantes, o presidente da Turquia, Recep Taууip Erdoğan, afirmou que ao país está em guerra com as criptomoedas.

Perguntando se o Banco Central se abriu para o mercado de criptomoedas e suas opiniões sobre o tema, Erdoğan disse que eles têm uma guerra separada e lutam contra elas.

“Temos uma guerra separada, uma luta separada contra elas [criptomoedas]. No momento, continuaremos nosso caminho com nosso próprio dinheiro, que é a nossa principal identidade.” disse o presidente.

Binali Yıldırım, o ex-primeiro-ministro, também fez declarações e chamou a atenção para as vítimas das criptomoedas.

“As criptomoedas, infelizmente, abrem portas para problemas. Portanto, é algo que precisa de um controle sério. De certa forma, as vendas são feitas para um futuro imaginário, e depois disso, vimos maus exemplos disso, assim como as vítimas. Mas no futuro, é claro, com sua discrição, pode ser necessário fazer alguns arranjos como um estado, como um governo, a fim de evitar esses abusos e erros. Os estudos já foram iniciados.” disse o ex-primeiro-ministro.

Turquia e criptomoedas

Como um dos países com maior conhecimento sobre criptomoedas, a Turquia tem a oportunidade de se destacar no mundo. No entanto, o trabalho das autoridades financeiras consiste em censura e proibições.

As autoridades, que fizeram progresso no desenvolvimento da Lira turca digital, definem as criptomoedas como ativos especulativos.

Em meados de abril, o banco central da Turquia proibiu pagamentos de serviços e produtos com criptomoedas – as empresas locais não estão autorizadas a aceitar as criptos em transações.

A incerteza na regulação, altíssima volatilidade e crimes foram citados como os principais motivos da decisão.

As declarações do presidente estão alinhadas com o banco central do país, que no início de setembro deste ano, começou desenvolver a versão digital da lira turca.

Na primeira fase, o projeto passará por testes fechados para determinar a viabilidade do projeto como um todo. Os resultados da fase piloto serão anunciados no próximo ano.

O estudo da CBDC foi incluído no programa presidencial anual de Erdogan em 2019. A Turquia, cuja economia é atormentada por inflação descontrolada e desvalorização da moeda, tem sido consistentemente classificada entre os principais países na adoção de criptomoedas.

No final de março, as pesquisas do Google pela palavra ” bitcoin ” dispararam mais de 500% depois que o valor da lira despencou mais de 17% em um dia, quando Erdogan demitiu o presidente do banco central.

Tendo em vista que as criptomoedas descentralizadas estão fora do alcance de Erdogan e de qualquer outra pessoa, o presidente planeja dissuadir os turcos de investirem nos ativos.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.
Celular com aplicativo do PayPal, dinheiro digital

PayPal diz que brasileiros estão prontos para abrir mão do dinheiro físico

Uma pesquisa liberada pelo PayPal nesta segunda-feira (18) indica que os brasileiros estão prontos para abrir mão do dinheiro físico, também chamado de "em...
Encontro marcado pelo Tinder Bitcoin

Apaixonado do Tinder perde R$ 10 milhões em Bitcoin após cair em golpe

Um caso relatado pela Sophos mostra um esquema que começa em aplicativos de encontro, como Tinder, e acaba com corações partidos e carteiras vazias....
Ethereum RIP

Usuários de Ethereum pagaram R$ 5,5 bilhões em taxas nos últimos 30 dias

Segundo estatísticas apresentadas pelo Token Terminal, os usuários de Ethereum pagaram cerca de 1 bilhão de dólares em taxas nos últimos trinta dias. O...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias