Especialista em segurança cibernética, o ucraniano Alex Holden contou à Forbes que invadiu os sistemas da Solaris, um mercado negro russo, conseguindo roubar 1,6 bitcoin (R$ 140.000), enviando o montante para uma instituição de caridade.
No entanto, os valores parecem uma razão secundária do ataque. Afinal, conforme Ucrânia e Rússia estão em guerra há quase um ano, Holden aproveitou o momento para mandar uma mensagem política.
“Talvez os russos sem suas drogas olhem sobriamente para seu país e façam alguma coisa”, comentou o ucraniano responsável pelo hack. “Talvez o Kremlin não defenda o comércio de drogas de seu país e resolva os problemas das drogas em vez de invadir a Ucrânia.”
Ucraniano envia bitcoin roubado de mercado negro russo para a caridade
Devido às motivações do roubo, Alex Holden foi até mesmo chamado de “Robin Hood” pela Forbes. Indo além, a revista também destaca que o ucraniano deixou seu país ainda jovem, na década de 80, mas que ainda mantém ligações com seu país natal.
🔔 Entre em nosso grupo no WhatsApp e fique atualizado.
Em relação ao hack, Holden não revelou os métodos usados para invadir o mercado negro russo Solaris. No entanto, afirmou que contou com a ajuda de uma equipe para isso.
Como prova, o ucraniano apresentou diversas capturas de tela à revista, contando que conseguiu acesso a diversos dados sensíveis, como contas de administradores, código-fonte do site e até mesmo localidades usadas para entrega de drogas negociadas ali.
Além dos dados, Holden conseguiu colocar a mão em 1,6 bitcoin, equivalente a R$ 140.000, mas não ficou com o montante. Ao invés disso, doou a pequena fortuna para uma instituição de caridade, chamada Enjoying Life, focada em ajudar ucranianos que estão sofrendo com a guerra.
Por fim, a reportagem nota que os responsáveis pela Solaris ainda não tinham ciência do ataque antes da publicação. Indo além, também aponta que o hack pode ter consequências maiores, podendo afetar a Killnet, um grupo de hackers russos ligado a este mercado negro.
Criptomoedas têm tido papel importante na guerra russo-ucraniana
Além da mensagem política do ataque de Alex Holden, as criptomoedas acabaram se entrelaçando neste conflito armado entre Rússia e Ucrânia, chamando atenção de quem acompanha o conflito.
Como exemplo, a Ucrânia está aceitando doações em Bitcoin e outras criptomoedas desde o início da guerra, buscando assim reverter sua desvantagem financeira enquanto se defende de invasões. Nas últimas semanas, até mesmo a ONU usou criptomoedas para fornecer assistência humanitária aos ucranianos.
Do outro lado, a Rússia está olhando para o Bitcoin como uma forma de driblar sanções políticas. Afinal, o país comandado por Vladmir Putin é lembrado como o vilão desta guerra por muitos outros países.
Por fim, o ataque de um ucraniano a um mercado negro russo é uma mensagem clara de que os conflitos estão indo muito além de armas e bombas, especialmente por não ter sido ordenado por seu governo.