Uma das maiores exchanges asiáticas, Bithumb, anunciou que foi hackeada e teve cerca de 30 milhões de dólares em criptomoedas roubados, no mesmo comunicado a empresa disse que irá ressarcir todas as perdas.
Não é a primeira vez que a exchange Sul Coreana é alvo de hackers. O mercado de criptomoedas Sul Coreano é um dos grandes players do mercado, com um alto volume de negociações diárias, sendo considerado por alguns o terceiro maior mercado do mundo.
Essa exchange em particular ainda possui uma boa fatia do mercado de várias altcoins, figurando em TOP 10 de criptomoedas como Tron, EOS, Bitcoin Cash e outras mais.
No momento em que escrevíamos este texto o preço do Bitcoin já recuava quase 2% em seu valor nas últimas 24 horas, e fazendo com que o mercado todo entrasse em queda.
Os últimos dias não tem sido fáceis para o mercado cripto e essa notícia chega para apimentar o cenário.
[Notice for the temporary suspension of the deposits]
Due to the increasing safety issues, we are changing our wallet system.
Please do not deposit until we notify.
*All deposits are not deposited into your wallet until all changes are completed.— Bithumb (@BithumbOfficial) June 20, 2018
A notícia chegou por meio de um twitt onde a Bithumb informou que 30 milhões em criptomoedas haviam sido roubados. A exchange informou ainda que como medida de segurança todos os fundos da empresa estariam sendo transferidos para uma cold wallet.
Verificamos que algumas criptomoedas avaliadas em cerca de US $ 30.000.000 foram roubadas. Essas criptomoedas roubadas serão cobertas pela Bithumb e todos os ativos estão sendo transferidos para a carteira fria.
[Notice for the suspension of all deposit and withdrawal service]
We checked that some of cryptocurrencies valued about $30,000,000 was stolen. Those stolen cryptocurrencies will be covered from Bithumb and all of assets are being transferring to cold wallet.— Bithumb (@BithumbOfficial) June 20, 2018
O mercado de criptomoedas teve um impacto imediato, o Bitcoin recuou mais de US $ 200 em poucos minutos. Desde então, parou de cair, encontrando níveis de preço de US $ 6600.
[quads id=3]
Bithumb é alvo de Ataque Hacker de novo
É triste para um mercado novo como o das criptomoedas ver falhas de segurança que podem expor os clientes e seus fundos, e esta não é a primeira vez que essa exchange sofre com ataques hacker.
Em 2017, por exemplo, a mesma já havia sofrido um ataque que levou mais de US$ 1 milhão da mesma.
Isso não é novidade para quem investe em criptomoedas, portanto insistimos sempre que exchange não é wallet para alertar dos riscos a quem está iniciando nessa modalidade de investimentos.
No roubo do dia 19/06/2018, a Bithumb congelou os fundos e avisou que os clientes serão reparados. Na nota oficial estima-se que foram levados US$ 30.000.000,00 da exchange.
Os fundos que não foram levados serão transferidos para cold wallets, e por hora irão iniciar o processo de auditoria para verificar e corrigir falhas na plataforma.
Esteja ciente que as exchanges são entidades centralizadas, e o fato de serem atacadas não influência na tecnologia das criptomoedas, mas sim reforça a ideia de Satoshi Nakamoto que a descentralização é necessária.
Fique ligado no Twitter Oficial da Bithumb para se manter ciente do progresso dos mesmos neste caso, e fique atento a notícias no Livecoins.