Usuários de Ethereum pagaram R$ 5,5 bilhões em taxas nos últimos 30 dias

Em recente entrevista, o criador do Ethereum, Vitalik Buterin, alertou que as altas taxas da rede podem acabar criando um problema cultural. Pessoas com menos dinheiro estão migrando para outras moedas, fazendo com que o Ethereum torne-se tão absurdo quanto marcas de grife.

Ethereum RIP
Ethereum RIP

Segundo estatísticas apresentadas pelo Token Terminal, os usuários de Ethereum pagaram cerca de 1 bilhão de dólares em taxas nos últimos trinta dias. O montante é equivalente a 5,5 bilhões de reais.

O EIP-1559, previsto para melhorar os custos de transações, não parece ter mudado nada em termos de taxas, pelo contrário. O mês de setembro foi marcado pelo recorde de taxas pagas em um mês.

Não há em quem botar a culpa, tanto protocolos de DeFi quanto NFTs, stablecoins e o próprio uso de ethereum como moeda estão forçando o uso da rede ao máximo. Mesmo com blockchains concorrentes e soluções de segunda camada, os usuários seguem queimando dinheiro.

EIP-1559

Apesar do EIP-1559 estar sendo um sucesso para a economia da moeda conforme o Ethereum consegue reduzir o número de moedas que estariam no mercado, as altas taxas ainda são um problema aos usuários.

Somente nos últimos 30 dias, o total de taxas pagas ultrapassou o valor de 1 bilhão de dólares, este valor mais que dobra se usarmos o período da introdução do EIP-1559 até hoje. Deste 1 bilhão, cerca de 825 milhões de dólares foram queimados.

1 bilhão de taxas pagas em transações. Fonte: Token Terminal

Entretanto, mesmo queimando cerca de 5,25 ETH por minuto, o Ethereum ainda não consegue ser uma moeda deflacionária visto que 2 ETH de recompensa são gerados por bloco, gerados a cada ~15 segundos, totalizando 6 ETH por minuto.

Outro ponto confuso da atualização foi a integração de dois tipos de taxas, chamadas de legacy (antiga) e prioritária, e é está segunda que é queimada enquanto a primeira continua indo para os mineradores. Note que o equivalente em dólar, mostrado no EthGasStation, está errado, as taxas reais estão na casa dos 50 reais.

Taxas atuais do Ethereum. Fonte: EthGasStation

Sua transição para Proof-of-Stake pode piorar esta métrica, visto que, em tese, as transações serão mais baratas e menos ETH serão queimados. Vale lembrar que o retorno anual será próximo a 5% ao ano, conforme o número de Ethers em staking se aproxima de 10 milhões.

Altas taxas são um grande problema, diz Vitalik

Em recente entrevista, o criador do Ethereum, Vitalik Buterin, alertou que as altas taxas da rede podem acabar criando um problema cultural. Pessoas com menos dinheiro estão migrando para outras moedas, fazendo com que o Ethereum torne-se tão absurdo quanto marcas de grife.

Segundo dados da EtherScan, os três contratos que estão consumindo mais gas são o Uniswap V2, OpenSea e USDT, representando 10%, 10% e 6% do uso total da rede nas últimas 3 horas. Em questão de taxas pagas, o contrato da OpenSea fica na frente, pagando 927 ETH nas últimas 24 horas, enquanto Uniswap e Tether pagaram 755 e 445 ETH, respectivamente.

Vale lembrar que as taxas poderiam estar muito maiores, alguns projetos migraram para outras blockchains. Outros criaram a sua própria, como é o caso do Axie Infinity, jogo de blockchain mais jogado, que utiliza a Ronin. Além disso, soluções de segunda camada já estão utilizáveis, todavia seu uso ainda é mínimo e não conseguiu desafogar o Ethereum.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias