Usuários do Mercado Bitcoin recebem falso e-mail para atualização de dados

Fraude é desmentida pela corretora!

-

Corretora Mercado Bitcoin
Corretora Mercado Bitcoin
Anúncio

Os usuários do Mercado Bitcoin têm recebido um e-mail falso que poderia ser perigoso. Em conversa com o Livecoins, a equipe de suporte pôde esclarecer a nova tentativa de fraude.

Uma das maiores corretoras de Bitcoin do Brasil em 2019, em volume de negociações, tem sido alvo constante de tentativas de fraude. No último ano, por exemplo, o MB recebeu uma notificação de que pessoas mal intencionadas estariam tentando criar uma cópia de seu site.

A intenção maliciosa era roubar dados de clientes para acessar suas contas. Naquela época, a corretora afirmou ao Livecoins que a tentativa frustrada não havia conseguido acessar contas de clientes. No novo caso, uma nova tentativa de phishing quer pegar os clientes da corretora desprevenidos.

Usuários do Mercado Bitcoin podem receber e-mail falso que direciona para página falsa

De acordo com o Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), o serviço de Catálogo de Fraudes funciona apenas para alertar sobre possíveis golpes. Além disso, não possui intenção de expor negativamente marcas e/ou violar direitos autorais destas.

Na última semana, uma dos cerca de 800 organizações conectadas com o serviço, ou ainda um de seus 4 milhões de usuários, cadastrou uma nova fraude. Somado a esse envolvendo o Mercado Bitcoin, mais de 60 possíveis golpes foram alertados pelo Catálogo de Fraudes, apenas em fevereiro de 2020.

A suposta fraude cadastrada consiste em enviar um e-mail falso para os usuários do Mercado Bitcoin. Com ele, os usuários recebem um alerta “Sua conta encontra-se pendente de verificação, evite bloqueio“.

O usuário recebe uma mensagem informando que sua conta no Mercado Bitcoin será bloqueada sendo necessário fornecer algumas informações no link indicado, no entanto, a página é falsa, destinada a roubar os dados da vítima.

Suposto e-mail falso enviado aos clientes do Mercado Bitcoin
Suposto e-mail falso enviado aos clientes do Mercado Bitcoin – Reprodução/Catálogo de Fraudes

Ao clicar em “Iniciar Verificação”, usuário pode ser surpreendido com golpe

Os usuários que receberem o e-mail deverão ter atenção, pois ao clicar em “Iniciar Verificação”, o problema começa. A partir deste ponto, todos são encaminhados para um website fraudulento, que é utilizado como phishing.

O domínio do falso website é “mercadosbitcoins.com“, evidenciando o golpe alertado pelo Catálogo de Fraudes. A reportagem do Livecoins entrou em contato com a equipe do Mercado Bitcoin para apurar o caso.

Site falso do Mercado Bitcoin quer coletar dados dos clientes
Site falso do Mercado Bitcoin quer coletar dados dos clientes – Reprodução/Catálogo de Fraudes

Em nota, o Mercado Bitcoin negou a relação com a fraudulenta página, recomendando aos clientes cuidados extras. Confira abaixo na íntegra a nota enviada.

O Mercado Bitcoin esclarece que a comunicação enviada não partiu de nenhum dos canais oficiais da empresa, configurando uma clara tentativa de levar a leitora ao engano.  Ao mesmo tempo, a companhia tem combatido de maneira enérgica situações como essa, a fim de evitar qualquer transtorno e informa constantemente ao mercado quais são os seus canais oficiais de comunicação. Nesse sentido, o Mercado Bitcoin salienta a importância de não abrir e-mails ou aplicativos de origem desconhecida. Reforça ainda que os canais oficiais de contato com o público são os seguintes:

[email protected] (E-mails referente aos tickets abertos via Central de Ajuda)

[email protected] (Dicas de vídeos, De olho no mercado, Bloco por Bloco, etc)

[email protected] (E-mails operacionais sobre uso da plataforma)

[email protected] (E-mails operacionais referentes à estorno)

Por fim, fica claro que o golpe, associado ao Mercado Bitcoin, queria capturar dados de clientes para fins de roubo de criptomoedas. O Mercado Bitcoin é uma das mais antigas corretoras do Brasil, com vários canais de suporte. Em caso de dúvidas, o melhor caminho é procurar o serviço pelos canais oficiais mencionados e alertar sobre os possíveis riscos.

---------------------------------------------- BitcoinTrade: 95% dos depósitos aprovados em até 30 minutos! Cadastre-se agora! Eleita a melhor corretora do Brasil. Segurança, Liquidez e Agilidade. Não perca mais tempo, complete seu cadastro em 5 minutos! www.bitcointrade.com.br
Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Anúncio

Bitcointrade - 95% dos depósitos aprovados em até 30 minutos!

Eleita a melhor corretora do Brasil. Segurança, Liquidez e Agilidade. Não perca mais tempo, complete seu cadastro em 5 minutos!

Complete seu cadastro em 5 minutos!
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertolucci
Entusiasta de Bitcoin, formado em Análise de Dados e BI.
Anúncios

Escreva seu comentário:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Campeonato de Trade na Binance

Campeonato de trade na Binance dará até U$ 1 milhão

A corretora Binance resolveu agitar o criptomercado, lançando um campeonato de trade avançado para seus usuários. Os prêmios poderão chegar até U$ 1 milhão...
Gráfico do Bitcoin Imagem Cortesia do PikRepo

O Bitcoin não é a bolha da economia, aponta analista

O momento é crítico no mundo todo, com uma crise global da saúde e financeira agindo em conjunto. Para um analista, o Bitcoin agora...

pandemia do coronavírus provoca nova queda do Bitcoin

A última semana foi especialmente difícil para a economia global. Ao mesmo tempo em que os casos de coronavírus cresceram exponencialmente em todo o...

Mineradores estão vendendo bitcoins mais rápido do que conseguem gera-los

Desde que o surto de coronavírus tomou proporções globais, a economia em todo o mundo tem sentido os impactos da pandemia. Mas foi a...
Criptomoeda Decred

Criptomoeda vai investir mais de meio milhão no Brasil

A criptomoeda Decred (DCR) poderá investir mais que meio milhão de reais no Brasil, após uma proposta ser aprovada pela comunidade. Essa medida dará...