Venezuela aceitará pagamento de impostos com criptos

Siga no

A Venezuela só vê a sua situação piorar a cada dia que passa no campo da economia, e a medida para tentar resolver o problema é aceitar moedas diversas.

O país sul americano sofre com os problemas da inflação descontrolada, e a moeda fiat nacional, o Bolivar, não tem mais quase valor nenhum. A medida da criação da Petro também surtiu pouco ou quase nenhum efeito na resolução do problema.

Visto isso, agora a Venezuela vai aceitar todas as moedas para pagamento de impostos no país, desde criptomoedas a moedas fiat estrangeiras.

A medida foi publicada no Diário Oficial Extraordinário do país no último dia 28 de Dezembro, mas chegou a ser anunciado apenas dia 07 de janeiro, conforme apurou o website local NoticiasVenezuela.

O decreto presidencial foi feito em tom de Emergência Econômica, e afirma que as instituições bancárias do país deverão se adequar ao mesmo, com as normas a serem emitidas pela Superintendência de Instituições do Setor Bancário (Sudeban).

Para o cidadão que por um caso pagar os impostos de forma duplicada, ou ter direito a restituição ou recuperação dos tributos, a mesma será feita através da moeda nacional com a cotação da data do pagamento realizado, medida estabelecida no decreto que já está em vigor.

A administração tributária do país que ditará os regulamentos que estabelecem as formalidades para declaração e pagamento em moeda estrangeira ou criptomoeda.

Há rumores que serão aceitas as criptos que a população possuir, igualmente as moedas estrangeiras, o que deixa claro que o país quer receber os impostos de todas as formas possíveis.

Em alguns municípios a moeda Petro será ainda utilizada como unidade de conta, como Vargas e Maracaibo já deixaram claro. Uma Petro como unidade de conta é o equivalente a 9 mil bolívares no país.

A Petro também poderá ser utilizada para pagamento de tributos, e também definirá o valor minímo dos impostos a serem pagos pelas pessoas.

As criptomoedas descentralizadas não foram criadas com intuito de serem utilizadas para pagamento de tributos para governantes, muito pelo contrário, foram criadas com propósitos de serem livres de estados em sua maioria, e a nova medida drástica da Venezuela mostra que o interesse na tecnologia por países em crise é grande.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Confronto entre Bitcoin e Dólar BTC USD hoje preço

Bitcoin volta a subir após EUA aprovar pacote de estimulo de US $ 1,9...

Depois de vários dias em queda, o Bitcoin voltou a ser negociado acima de US $ 50 mil neste domingo (7). A moeda digital...
Comprar Cardano

Cardano e proteção de animais silvestres

Como holder da Cardano, você provavelmente está interessado em delegar suas ADAs a uma pool pra receber uma renda passiva. Resumindo, você está interessado em...

Empresa chinesa de capital aberto compra Bitcoin e Ethereum

A Meitu, uma empresa chinesa de capital aberto com valor de mercado de US $ 12 bilhões, comprou US $ 40 milhões em Bitcoin...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias

Cardano e proteção de animais silvestres

Como holder da Cardano, você provavelmente está interessado em delegar suas ADAs a uma pool pra receber uma renda passiva. Resumindo, você está interessado em...

Empresa chinesa de capital aberto compra Bitcoin e Ethereum

A Meitu, uma empresa chinesa de capital aberto com valor de mercado de US $ 12 bilhões, comprou US $ 40 milhões em Bitcoin...

Len Sassaman pode ter sido o criador do Bitcoin

Um cypherpunk especialista em criptomoedas poderia ser o criador do Bitcoin, de acordo com um extenso artigo publicado no início de fevereiro de 2021, por...

John McAfee é indiciado por golpe com criptomoedas

O empresário de tecnologia e ex-magnata do antivírus John McAfee foi indiciado pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DoJ) por lavagem de dinheiro...

Desenvolvedores do Ethereum aprovam proposta para reduzir taxas

Depois de muita discussão pública e aprovação dos mineradores, os desenvolvedores do Ethereum aprovaram o mercado de taxas proposto pela EIP-1559, prevista para ser...