Venezuela apreende máquinas de mineração de Bitcoin

Material estava sendo transportado por um caminhão no momento da apreensão!

Siga no
Venezuela e Bitcoin
Venezuela e Bitcoin

A Guarda Nacional Bolivariana da Venezuela apreendeu nos últimos dias várias máquinas de mineração de Bitcoin. Máquinas estariam sendo transportadas em um caminhão no momento da apreensão.

No país, a mineração de Bitcoin é uma atividade em que o governo de Nicolás Maduro atua com repressão. Para ser um minerador de Bitcoin na Venezuela, as pessoas devem obter uma licença prévia de funcionamento, junto ao governo.

Cabe o destaque que a Venezuela é o primeiro país a criar sua própria moeda digital, a Petro. Por lá, o governo tem observado com cautela o setor, e já até aceita Bitcoin para pagamento de tributos.

Guarda Nacional da Venezuela apreende 315 máquinas de mineração de Bitcoin da marca Bitmain

A Venezuela é um dos países que mais vê a presença das criptomoedas em transações financeiras. Isso porque, com uma moeda altamente desvalorizada, o Bolívar Venezuelano, o país certamente passou a pensar em alternativas.

Uma delas é a Petro, que é uma moeda digital lastreada em petróleo e que o governo tenta oferecer para a população. Contudo, essa moeda é vista com desconfiança por outros países, como os EUA, por exemplo, que não acreditam mais no governo de Nicolás Maduro. Os criadores da moeda, inclusive, tem sido alvos de buscas internacionais pelos EUA.

Então, com bom conhecimento sobre as criptomoedas circulando no país, a Guarda Nacional Bolivariana da Venezuela identificou máquinas de mineração de Bitcoin em um caminhão. Ao abordar o veículo, foi identificado 315 Asics, da marca Bitmain, sendo transportados.

Ao solicitar ao condutor a permissão, que deve ser emitida pela Superintendencia Nacional de Criptoactivos, não havia o documento. Com isso, foram confiscados os materiais do modelo Antminer S9, que estavam com Jorge Abreu Martínez, 35 anos, em um caminhão Chevrolet 350.

Devido à pandemia do COVID-19, trânsito está proibido no país

Essa grande apreensão das máquinas foi feita na Ciudad Guayana, uma das mais populosas do estado Bolívar. Os materiais foram apreendidos na última segunda (6), no momento em que o caminhão passava por um pedágio da Guarda Nacional.

Apreensão de máquinas de mineração de Bitcoin na Venezuela
Apreensão de máquinas de mineração de Bitcoin na Venezuela – Reprodução

De fato, um dos motivos que pode ter motivado a abordagem policial ao caminhão é a restrição de trânsito, imposta como medidas de combate ao COVID-19. Na Venezuela, desde a última segunda as pessoas devem evitar sair de suas casas. Além disso, para cruzar as fronteiras estaduais, é necessário a aprovação prévia do governo, que Jorge também não tinha.

De acordo com o portal local CriptoNoticias, o caso está na mão da Superintendência Nacional de Cryptoassets e Atividades Relacionadas (Sunacrip). O órgão governamental é a mais alta autoridade em criptomoedas da Venezuela hoje.

O valor dos equipamentos apreendidos seria de cerca de U$ 79 mil hoje, ou R$ 420 mil, considerando a cotação do dólar hoje. Como as Antiminer S9 não são mais rentáveis após o halving do Bitcoin, seu valor de mercado tem caído nos últimos dois meses.

Por fim, essa é a primeira apreensão de máquinas de mineração de Bitcoin na Venezuela em 2020. A última teria sido em setembro de 2019, quando um carro abordado com nove máquinas de mineração também não tinha a licença exigida no país.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Bitcoin em celular e Tesla ao fundo

Tesla revela que mantém US$ 1,3 bilhão em bitcoin

Empresas listadas em bolsas de valores devem divulgar trimestralmente seus resultados para os acionistas e mercado financeiro em geral. Essa política mantém transparente as...
Empresário observando a rede Bitcoin na cidade

Maior companhia de telecomunicações da Tailândia vai minerar Bitcoin

Uma das maiores empresas de telecomunicações da Tailândia vai minerar Bitcoin e pretende ser uma referência na Ásia neste setor. A Jasmine Telecom Systems (JTS)...
Michael Saylor Kitcon News

Michael Saylor: “Bitcoin vai durar 3950 anos, invista no que foi feito para durar...

Michael Saylor é um dos grandes apoiadores do Bitcoin e um dos mais conhecidos defensores da criptomoeda, sempre falando bem dela e de seus...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias