Não mate a galinha dos ovos de ouro, diz vice-presidente da Nigéria sobre Bitcoin

Siga no
vice-presidente da Nigéria, Yemi Osinbajo, em seu discurso no CBN Bankers 'Committee Economic Summit. Imagem: Youtube
vice-presidente da Nigéria, Yemi Osinbajo, em seu discurso no CBN Bankers 'Committee Economic Summit. Imagem: Youtube

No início de fevereiro, o Banco Central da Nigéria (CBN) proibiu os bancos de fornecer serviços para pessoas e empresas que negociavam criptomoedas, a comunidade foi abalada quando o CBN divulgou a circular alertando as instituições financeiras para desistirem de permitir transações com ativos digitais.

Na ocasião, as autoridades ordenaram que os bancos também encerrassem contas de qualquer um que tivesse relação com criptomoedas, ameaçando “sanções regulatórias severas”.

Em resposta, várias personalidades importantes na Nigéria protestaram contra as regras. Timi Agama, porta-voz da SEC do país, se posicionou contra a proibição. “Precisamos revisar, entender, valorizar e introduzir regulamentações que guiarão o movimento do mercado nessa direção”, disse ele.

Agora, o vice-presidente da Nigéria, Yemi Osinbajo, também falou sobre a decisão do Banco Central. Em seu discurso na reunião do Comitê de Banqueiros, ele disse que os reguladores do país devem considerar a adoção de tecnologias destrutivas.

Bitcoin desafia bancos tradicionais

Osinbajo aconselhou a SEC e o Banco Central da Nigéria na criação de um roteiro regulatório. O vice-presidente enfatizou a importância que as criptomoedas terão nos próximos anos, pois provavelmente irão desafiar os bancos tradicionais de maneiras que o mundo ainda não imaginou, reforçando a necessidade da Nigéria estar preparada para tal mudança.

“Há um papel para a regulamentação aqui”, disse Osinbajo, “E está a cargo de nossas autoridades monetárias e da SEC fornecer um regime regulatório robusto que trate dessas sérias preocupações sem matar a galinha dos ovos de ouro, portanto, deve ser uma regulamentação cuidadosa e baseada no conhecimento, não uma proibição”, acrescentou.

Ao enfatizar a necessidade de as autoridades repensarem sua posição em relação à criptomoeda, Osinbajo opinou ainda que tecnologias emergentes como blockchain devem ser adotadas estrategicamente, e elogiou os órgãos reguladores por serem “muito articulados” com suas medidas.

Ele pediu iniciativas que permitirão que as pessoas aproveitem os benefícios de blockchains e criptomoedas, mantendo os efeitos adversos sob controle.

Resposta do Banco Central da Nigéria

Reconhecendo o conselho do vice presidente, o banco central da Nigéria, por meio de seu perfil oficial no Twitter, observou que o conselho tem objetivo de garantir que eles estejam em uma posição de evitar qualquer efeito colateral adverso ou todos os possíveis atos criminosos que podem surgir como consequência da adoção da tecnologia blockchain.

O tweet diz: “O setor bancário desempenha um papel crucial na promoção do crescimento aumentado e inclusivo na Nigéria, VP #Osinbajo elogiou o #CBN pelo apoio voltado para o futuro para iniciativas relacionadas ao crescimento, especialmente no âmbito do plano de sustentabilidade econômica”. “O VP #Osinbajo também elogiou os DMBs por suas contribuições patrióticas para sustentar o crescimento, mas pediu a necessidade de aprofundar ainda mais a oferta de capital que permitiria que as empresas crescessem no longo prazo”.

No Twitter, a reação aos comentários do vice-presidente parece ter reacendido a polêmica que cerca a proibição das moedas digitais. Por um lado, os críticos das criptomoedas atacaram o vice presidente, enquanto os defensores dos ativos digitais elogiaram seus comentários.

Alguns usuários disseram que a opinião do vice-presidente revela a extensão da confusão dentro do governo nigeriano.

“Isso mostra falta de uma política econômica clara. O vice-presidente deveria ser o líder da equipe econômica, aqui fala de um lado da boca enquanto o governador do CBN fala de outro.”

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.

Todo mundo está comprando Bitcoin; Padrão parecido não é visto há 10 anos, diz...

O famoso analista de criptomoedas Willy Woo publicou um post interessante no Twitter revelando que nos último 8 dias todos os tipos de detentores...
Imagem: Crosstower

O que é Staking em criptomoedas?

Obter renda passiva é um dos objetivos de muitos investidores com foco no longo prazo, o que agora também se tornou possível no mercado...

Ex-presidente do banco central da China faz alerta sobre DeFi

O ex-presidente do banco central da China fez um alerta sobre as finanças descentralizadas (DeFi) e sobre as criptomoedas. De acordo com o site...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias