Uma mulher de 34 anos, dada como filha de um executivo do setor de criptomoedas, sofreu uma tentativa de sequestro nesta terça-feira (13). O ataque aconteceu em plena luz do dia em Paris, capital da França. A ação foi capturada por moradores.
Outro alvo dos sequestradores seria uma criança de dois anos, filha desta mulher. No entanto, ela não aparece nas imagens.
Esse é o segundo caso que acontece na França no mês de maio. Na semana passada, a polícia resgatou o pai de um empresário de criptomoedas, também em Paris.
Antes disso, David Balland, co-fundador da Ledger, foi sequestrado em Vierzon, também na França, em janeiro. De qualquer forma, dados mostram que a violência contra investidores e executivos do setor de criptomoedas é global.
🔔 Entre em nosso grupo no WhatsApp e fique atualizado.
Mulher sofre tentativa de sequestro na França
Vídeos gravados na manhã desta terça-feira (13) mostram dois homens tentando arrastar uma mulher para um furgão. Na porta traseira, um terceiro indivíduo observa a ação.
O caso ocorreu na rua Pache, centro de Paris, por volta das 8h20.
A mulher em questão seria filha do CEO de uma corretora de criptomoedas. As informações foram apresentadas pelo Le Parisien, que conversou com autoridades locais.
As imagens mostram que a mulher conseguiu se salvar graças ao apoio de um homem, aparentemente com ferimentos na cabeça, que a segurou.
Em francês, a vítima grita “me deixem, me deixem, parem!”
🚨 Familiares de CEO de empresa de criptomoedas escapam de sequestro.🚨
Na manhã desta terça (13), três homens encapuzados tentaram sequestrar à força a filha de um CEO de uma plataforma de criptomoedas em plena rua no 11º distrito de Paris.
A mulher de 34 anos estava com seu… pic.twitter.com/kyJ0udFWJv
— Livecoins (@livecoinsBR) May 13, 2025
Também é possível ver uma arma de fogo, ou um simulacro, ao chão. Não é possível identificar se foram os sequestradores que a perderam ou se ela pertencia ao homem que auxiliava a mulher.
A pistola é jogada para longe do tumulto e a ação dos criminosos é interrompida quando um terceiro homem pega a arma. Neste momento, o quarto integrante da quadrilha dá partida na van e os três outros integrantes entram no veículo às pressas, dando fuga do local.
O furgão em questão está adesivado com o logotipo da Chronopost, uma empresa francesa especializada em entregas expressas.
No entanto, não há informações se o veículo pertence à companhia ou se os criminosos fizeram uma imitação para não chamar a atenção do público e das autoridades.
Outro angulo.
Via: @AmauryBrelet pic.twitter.com/tGh45dO9Yq
— Livecoins (@livecoinsBR) May 13, 2025
Crimes contra investidores de criptomoedas se intensificam
Em conversa com o Livecoins, Jefferson Rondolfo, CEO da KriptoBR, comentou sobre a tentativa de sequestro que aconteceu na França. Segundo o empresário brasileiro, até mesmo seus clientes já relataram situações semelhantes.
“Mais um caso grave de tentativa de sequestro envolvendo o setor de criptomoedas veio à tona, desta vez em Paris. Infelizmente, esses não são episódios isolados. Semanalmente, recebemos na KriptoBR relatos de sequestros, extorsões e clientes pedindo ajuda após situações de risco.”
“Por isso, decidimos há muito tempo não participar mais de eventos presenciais, não temos loja física e mantemos uma operação 100% online, sempre priorizando a segurança dos nossos clientes”, continuou Rondolfo. “Enquanto o mercado cresce, a criminalidade se adapta. Nossa missão continua sendo proteger, educar e alertar. Comprar carteiras em canais não oficiais ou expor demais sua vida pode custar muito mais do que criptoativos.”
Este é o terceiro crime contra investidores de criptomoedas e familiares na França. O que chama atenção neste caso é que a tentativa de sequestro ocorre em plena luz do dia, em uma das cidades mais turísticas do mundo.
Segundo dados compilados pelo desenvolvedor Jameson Lopp, o ano de 2025 já contabiliza 21 casos somente nos primeiros cinco meses. Isso inclui sequestros, roubos armados e até mesmo assassinatos.
Ao que tudo indica, 2025 será o ano mais violento de toda história contra investidores e executivos de criptomoedas. Tanto a alta do Bitcoin quanto a popularização desses investimentos são motivos que explicam essa tendência.
Por fim, a recomendação aos investidores é manter um perfil discreto, evitando fornecer informações sobre seu portfólio, ou até mesmo interesse nesses ativos, principalmente com estranhos.