Vinteum

Vinteum celebra 3 anos, relembra conquistas e fala sobre o futuro

Share

A Vinteum, organização dedicada a formar e financiar desenvolvedores de Bitcoin no Brasil, está celebrando seus três anos de existência. Um relatório mostra as principais conquistas até aqui e seus planos futuros.

Dentre os destaques está o financiamento contínuo de seis desenvolvedores focados em projetos como Bitcoin Core, Lightning Network (LND), BDK, Utreexo, Stratum V2, Floresta e ferramentas de segurança como o Bitcoinfuzz.

Vinteum completa 3 anos

Lembrando o início da jornada, Lucas Ferreira conta que viajou em 2019 para São Francisco e retornou ao Brasil com a ideia de financiar um desenvolvedor brasileiro para contribuir para o Bitcoin.

Apesar da frustração inicial devido a desafios inesperados, Lucas conseguiu apresentar sete desenvolvedores brasileiros a um programa da Chaincode Labs.

Deste grupo, Bruno Garcia virou contribuidor do Bitcoin Core, Níckolas Goline hoje mantém a implementação NLightning e é apoiado pela OpenSats, e w0xlt se tornou um desenvolvedor ativo e depois se juntou à equipe da LocalHost em São Francisco.

Além desses, outros nomes apoiados pela Vinteum também são citados, incluindo:

Grantees:
Davidson Souza: trabalhando no Utreexo;
Leonardo Lima: fazendo contribuições para projetos open-source como o Bitcoin Dev Kit (BDK);
Plebhash, focado no Stratum V2 Reference Implementation (SRI);
Pins: contribuindo para a Lightning Network, especialmente na implementação do LND.

Fellowships:
Erick Cestari: concentrado em Rust-Bitcoin e o Bitcoinfuzz;
Luis Schwab: atualmente contribuindo para a equipe do Floresta;
Moises Pompilio: focado na melhoria da infraestrutura e testes do LDK;
Lucas Balieiro: com foco no Stratum V2, co-desenvolvendo o tower-stratum;
João Leal: um dos principais desenvolvedores do Floresta;
Guilherme Lunhani: trabalhando em melhorias fundamentais tanto no Krux quanto no Floresta;
Lucad70: contribui com o Floresta com foco em melhorar a usabilidade e acessibilidade para desenvolvedores;
Thgo.o: contribuindo com o BTCPay Server.

“Não se trata apenas de financiar desenvolvedores. É sobre criar um espaço onde pessoas da nossa região possam acreditar que pertencem ao ecossistema do Bitcoin, possam contribuir de forma significativa e ajudar a moldar seu futuro”, escreveu Lucas Ferreira.

Vinteum possui diversos programas

Além de financiar desenvolvedores, a Vinteum possui diversos programas. Incluindo:

Mastering Seminars: Grupos de estudos semanais;
Bitcoin Dev Launchpad (BDL): Formação de novos contribuidores open-sorce;
Programas de Fellowships e de Grants: Apoio financeiro;
BitDevs Brasil: Encontros mensais em 6 cidades brasileiras;
Comunidade no Discord: Para fortalecer o conhecimento técnico quanto habilidades de comunicação;
Casa21 Hackerhouse: espaço físico de aprendizado, colaboração e experimentação.

A Vinteum destaca que a representatividade inspira participação. Ou seja, quando as pessoas veem desenvolvedores brasileiros trabalhando no Bitcoin, isso as aproxima do projeto.

Além disso, também aponta outros princípios como encontros cara a cara, formação da próxima geração, conexões globais e que código aberto não é só código, mas também cultura.

O futuro da Vinteum

Para os próximos anos, a Vinteum também planeja continuar com seus programas atuais, bem como lançar novos. Dentre os destaques estão:

Bitcoin Dev Summit: lançamento da primeira edição com painéis aprofundados e palestras técnicas com contribuidores do Core;
DIY Hardware Wallet Retreat: espaço para colaboração técnica profunda e planejamento de roadmap, focado nos projetos Krux, Specter-DIY e SeedSigner;
Floresta Developer Retreat: reunir desenvolvedores para finalizar propostas, refinar a arquitetura do Floresta e traçar a próxima fase do seu desenvolvimento;
Bitcoin Dev Launchpad — Cohort 2: 12 semanas de aprendizado intensivo, seguidas por 2 semanas extras focadas no desenvolvimento de provas de conceito;
Bitcoin Research Initiative: apoiar pesquisas fundamentais por meio de bolsas para graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado, com foco em temas como segurança do protocolo, escalabilidade e descentralização.

“A Vinteum foi criada para fortalecer o ecossistema de desenvolvedores Bitcoin no Brasil e na América Latina”, escreveu a Vinteum. “Nos últimos três anos, formamos e financiamos contribuidores que hoje têm um papel ativo em alguns dos projetos mais críticos do Bitcoin. Ajudamos a fortalecer comunidades locais, apoiamos novas lideranças e construímos pontes com a rede global de desenvolvimento open-source.”

“Temos orgulho do que já realizamos. E isso é só o começo. Com o seu apoio, podemos ir ainda mais longe. Mais desenvolvedores. Mais infraestrutura. Mais resiliência para o Bitcoin. Se você acredita nessa missão, junte-se a nós.”

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Siga o Livecoins no Google News.
Curta no Facebook, TwitterInstagram.
Henrique HK

Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Comentários
Autor:
Henrique HK