Violência contra pessoas que possuem bitcoin está aumentando

Privacidade e discrição são fundamentais para não chamar a atenção de pessoas mal intencionadas.

Siga no

Os ataques realizados contra investidores em bitcoin e outras criptomoedas não é algo incomum quando falamos do ambiente virtual. Mas uma tendência preocupante parece estar ganhando força, com ataques físicos contra pessoas que possuem bitcoin aumentando recentemente. Desde o final de 2020 até agora foram registrados 7 ataques físicos contra investidores, sendo 4 apenas neste ano.

Essa nova características dos criminosos é algo que era esperado dentro de um mercado que está crescendo, mas também é importante por ressaltar que os investidores precisam tomar cada vez mais cuidado, dentro ou fora do espaço digital.

O aumento desse tipo de ataque foi notado por um usuário do BitcoinTalk, que alertou para a possibilidade desse tipo de ação aumentar e que os investidores precisam tomar cuidado com alguns fatores importantes.

“Só neste ano foram quatro ataques relatados contra investidores, dois deles foram em Hong Kong e outros dois na Europa, um na Polônia e outro na Suíça. Dependendo da sua localização, alguém pode te atacar por US$ 100 ou US$ 1 milhão em Bitcoin, assim com as pessoas são atacadas em roubos de moeda fiat a todo o momento. Com o aumento da popularidade do Bitcoin, esses ataques provavelmente vão aumentar.”

O post do usuário do BitcoinTalk tem como base uma lista desses ataques que é mantida no GitHub. No entanto, a lista consta apenas com ataques que são divulgados de forma mais ampla, portanto pode ser um número abaixo do total de ataques realizados.

Ataques físicos contra investidores em bitcoin
Ataques físicos contra investidores em bitcoin

Entre os ataques temos exemplos como assalto a mão armada com invasões domiciliares ou então emboscadas realizadas durante transações feitas pessoalmente. Quanto mais o bitcoin cresce e mais ele se torna um ativo desejado, mais ele vai ter a atenção de criminosos em diferentes lugares, tal como o ouro ou peças preciosas atualmente.

Como se proteger de ataques contra investidores de Bitcoin?

Como é de se imaginar, é preciso ter cuidado quando investimos em bitcoin. Por exemplo, você não sai por aí falando que possui uma fortuna em dinheiro guardada em casa, não é mesmo? Então porque fazer o mesmo com o bitcoin? Privacidade e discrição são fundamentais para não chamar a atenção de pessoas mal intencionadas.

Outra bandeira vermelha são transações feitas pessoalmente. Nunca aceite vender bitcoins em uma transação feita ao vivo com alguém, mesmo que seja com pessoas conhecidas. Não “fazer propaganda” dos seus bitcoins é a principal dica para fugir desses problemas.

No post do BitcoinTalk alguns usuários também alertaram sobre realizar muitos procedimentos de KYC em diferentes serviços que dependem do seu endereço (compra de carteiras hardware ou mais), principalmente se você não confia 100% na capacidade delas de não vazar suas informações.

Outra dica fundamental é guardar as suas chaves de segurança em um local seguro e se possível criar redundâncias para que elas não sejam roubadas à força, como o uso de carteiras de isca com pouca quantidade de criptomoedas.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.
Máquina de minerar Bitcoin

CEO do Twitter compartilha artigo que ensina minerar Bitcoin em casa

O CEO do Twitter, Jack Dorsey, compartilhou com seus seguidores uma iniciativa que afirma que a mineração de Bitcoin caseira é rentável no mercado. A...
Jogador de Axie Infinity

Família venezuelana sobrevive nos últimos dias jogando Axie Infinity

Uma família da Venezuela sobreviveu nos últimos 15 dias graças ao Axie Infinity, um jogo popular em Ethereum que tem atraído atenção de gamers...
Preço do Bitcoin em alta

Com alta acumulada de 30% no ano, Bitcoin volta a ser o melhor investimento...

Carteira de investimentos com ativos financeiros volta a destacar o Bitcoin como melhor ativo do mês de julho e até do ano após nova...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias