Visa registra patente de moeda digital baseada em blockchain

Enquanto a adoção das criptomoedas aumenta de forma exponencial no mundo todo, principalmente em tempos de crises, a tecnologia por trás das criptomoedas também ganham os holofotes.

Siga no
Visa Cartão

A corrida pela criação do dinheiro digital acaba de ganhar mais um interessado. A gigante dos cartões de crédito Visa registrou uma patente para desenvolver uma “moeda fiduciária digital”.

De acordo com informações disponíveis na patente, a empresa de cartão de crédito quer criar um sistema que seja uma moeda digital lastreada em qualquer moeda fiduciária, como o dólar, o euro, o real e várias outras moedas físicas.

A patente foi registrada no início de novembro, mas se tornou publica no início da semana, a Visa havia abandonado o projeto Libra do Facebook em outubro. O pedido de patente feito pela empresa descreve um sistema central que receberá solicitações de diferentes criptomoedas.

Moeda fiduciária Digital da Visa é centralizada

A patente menciona a palavra blockchain 146 vezes, deixando claro que a moeda digital é inspirada no Bitcoin e em seu funcionamento.

A Visa também cita a plataforma Ethereum como a possível base da rede. Em uma citação de como a moeda digital funcionaria é explicado que haverá um aplicativo de carteira digital.

Apesar da inspiração em blockchain e no bitcoin, a moeda da Visa deverá ser centralizada. 

O documento diz que uma “entidade central” vai supervisionar a oferta monetária. Em outras palavras, uma entidade central pode implementar políticas monetárias e emitir moedas.

De acordo com a patente ainda, um sistema central irá receber solicitações de outras moedas digitais. O sistema também criará uma moeda digital com base em moedas físicas.

Diagrama mostra como moeda digital da Visa vai funcionar.
Diagrama mostra como moeda digital da Visa vai funcionar.

Blockchain, Ethereum e carteira digital

O registro de patentes relacionados a blockchain é a forma mais notória de como as grandes empresas dobraram seus joelhos a tecnologia blockchain.

Enquanto a adoção das criptomoedas aumenta de forma exponencial no mundo todo, principalmente em tempos de crises, a tecnologia por trás das criptomoedas também ganham os holofotes.

Muitas empresas financeiras tradicionais estão de olho na tecnologia blockchain, e aquelas que ainda não viram estão rapidamente ficando para trás no tempo, logo será tarde.

Vale lembrar que gigantes da tecnologia já estão estudando e desenvolvendo aplicações em blockchain pelo menos há dois anos, como é o caso do Facebook, Alibaba, e várias outras.

Muitas aplicações estão sendo criadas em blockchain, e está é apenas uma forma de vermos o mercado crescer. A Visa agora faz parte desse crescimento.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.
Sites de negociações de criptomoedas, cuidado com golpes

Cinco sites de investimentos em criptomoedas recebem ordem de parada

Nos últimos dias, cinco sites que prometiam investimentos com criptomoedas para pessoas receberam uma ordem de parada, com as autoridades aumentando sua escalada com...
Delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro

“Faraó dos Bitcoins” mandou matar concorrente em Cabo Frio, diz Polícia

O delegado da 126.ª DP de Polícia Civil do Rio de Janeiro, Carlos Eduardo, comentou sobre a finalização do inquérito que acusa o "Faraó...
Criptomoedas próximas a uma folha com a frase Procurando por liberdade

FGV promove evento sobre perfil de investidores de criptomoedas

A Fundação Getúlio Vargas (FGV), por meio de sua escola de economia, vai apresentar os resultados de um estudo sobre investidores de criptomoedas. O evento...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias