Visão Libertária alerta para fraude com Bitcoin

Apresentador Peter Turguniev compartilhou sua visão sobre o futuro das criptomoedas.

Siga no
Visão Libertária alerta para fraude com Bitcoin
Visão Libertária alerta para fraude com Bitcoin - Reprodução

O Bitcoin é uma moeda digital, que pode ser considerada a principal do mundo já criada até hoje. Mesmo assim, sofre com vários ataques a sua imagem, e o apresentador Peter Turguniev, do canal Visão Libertária, fez um alerta para frande envolvendo o Bitcoin em seu canal.

Nos últimos anos, o Bitcoin teve uma valorização meteórica, após sair de centavos para milhares de dólares. No Brasil, o preço do Bitcoin hoje beira os R$ 50 mil, uma vez que a moeda local sofre uma intensa desvalorização frente ao dólar.

Além disso, dentre as criptomoedas, a que mais dura é o Bitcoin, criado em 2009 para ser um substituto das moedas locais. Contudo, várias criptomoedas já foram criadas, se passando como substitutas do Bitcoin. Algumas, que alegam ser “matadoras de Bitcoin“, morrem antes de se tornar realidade.

Canal Visão Libertária alerta para fraude usando imagem do Bitcoin

Muitos enxergam no Bitcoin um mecanismo para liberdade monetária, uma vez que a moeda não é associada a nenhum governo. Além disso, possui uma forte codificação e estrutura tecnológica por trás de seu funcionamento, que confere ao Bitcoin uma moeda sólida para transações internacionais.

Com uma fama associada a sua imagem, uma vez que é uma tecnologia nova, o Bitcoin também foi associado a fraudes em sua história. Muitos ainda acreditam que o Bitcoin é uma pirâmide financeira, após anos de esquemas se promovendo com promessas de rendimentos sobre essa moeda.

Um dos maiores esquemas que chegou a captar investidores com criptomoedas foi a OneCoin. Criada por Ruja Ignatova, era prometido que uma nova criptomoeda seria criada para matar o Bitcoin.

Prometendo rendimentos mensais com uma nova moeda digital, que nunca foi lançada, a empresa incentivava redes de marketing multinível. Em eventos luxuosos, era comum Ruja, que mais tarde ficou conhecida como “Rainha das criptomoedas”, oferecer ilusões convincentes.

Mais tarde o golpe de U$ 15 bilhões foi consumado, e até hoje não se sabe o paradeiro de Ruja. No Brasil, os lesados pela OneCoin até hoje aguardam por informações do golpe, que entrou para a história de um dos maiores esquemas ponzi do mundo.

“Uma das invenções geniais da nossa era”, afirmou Peter Turguniev

Ao gravar um programa no último domingo, o canal Visão Libertária fez um alerta para fraude com Bitcoin. A OneCoin foi o caso citado por Peter Turguniev, responsável pela escrita e narração do programa.

O canal Visão Libertária lembrou que muitos investidores interessados em Bitcoin caíram no “canto da sereia”. Com a valorização extrema do Bitcoin, aliado a falta de conhecimento de como as criptomoedas funcionam, o espaço para golpes foi aberto, no Brasil e no mundo.

Peter alerta que para uma criptomoeda chegada ao nível do Bitcoin hoje, muito desenvolvimento e confiança será necessário. O libertário, entusiasta do Bitcoin, destacou que não é impossível surgir uma moeda digital descentralizada melhor, mas que no momento ainda não aconteceu.

No Brasil, várias operações policiais têm encerrado esquemas de pirâmides, que possuem como características a promessa de rendimentos aliadas ao convite em série de novos investidores. Peter lembrou em seu programa, que eventos de luxo normalmente são comuns nesses casos, contudo, esses esquemas não duram muito tempo.

Muitas vezes as criptomoedas foram associadas a esquemas de pirâmide, fraudes e coisas do tipo. Não é de se estranhar que ainda hoje existem pessoas receosas de usar o Bitcoin, achando que é algum tipo de fraude, uma pirâmide. Não é, a teoria do Bitcoin em si é sólida. Mas como toda novidade, promessas de riqueza fácil, muita gente é levada a fazer investimentos errados. Se você quer Bitcoin, não tenha moedas em empresas dos outros, apenas na sua carteira em seu computador.

Confira o vídeo do Visão Libertária abaixo na íntegra:

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Apenas 16% dos investidores em criptomoedas entendem do assunto, diz pesquisa

Para investir de forma segura em qualquer mercado ou ativo é imprescindível que você tenha conhecimento sobre o que está fazendo. No entanto, uma...
Binance PIX

Corretoras brasileiras pedem ação da CVM, MPF e BC contra Binance

A Associação Brasileira de Criptoeconomia (ABCripto), que tem corretoras como a foxbit e Mercado Bitcoin, pediu que o MPF ajuíze uma ação civil pública...

Site sobre criptomoedas supera Bloomberg, Reuters e WSJ em visitas mensais

O maior agregador de preços de criptomoedas do mundo, o CoinMarketCap, realizou um marco histórico no mês de fevereiro: superou a marca de 100...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias

Corretoras brasileiras pedem ação da CVM, MPF e BC contra Binance

A Associação Brasileira de Criptoeconomia (ABCripto), que tem corretoras como a foxbit e Mercado Bitcoin, pediu que o MPF ajuíze uma ação civil pública...

Site sobre criptomoedas supera Bloomberg, Reuters e WSJ em visitas mensais

O maior agregador de preços de criptomoedas do mundo, o CoinMarketCap, realizou um marco histórico no mês de fevereiro: superou a marca de 100...

Foice, martelo e… Bitcoin? Filósofo diz que criptomoeda é um renascimento do comunismo

O filósofo francês Mark Alizart lançou um livro onde afirma que o advento das criptomoedas e o protocolo Bitcoin são uma possível alavanca para se pensar em...

George Ball diz que Bitcoin é uma boa proteção contra inflação

O famoso investidor George Ball, CEO da Sanders Morris Harris, dise que o Bitcoin é uma boa proteção contra a inflação. Dessa forma, ele...

Domínio chinês em blockchain é um risco para os EUA, diz presidente da Câmara de Comércio Digital

Perianne Boring, a presidente da Câmara de Comércio Digital dos Estados Unidos destacou os motivos pelos quais acredita que os Estados Unidos precisam se...