Valor total de transações com bitcoin em 2021 deve superar PIB dos EUA

Segundo a análise do Bitcoin Magazine, se as transferências com a moeda digital continuarem na taxa atual, nos próximos cinco meses o Bitcoin ultrapassará todo o PIB da maior economia do mundo.

Siga no
dolar rasgado e Bitcoin. Imagem: ShutterStock
dolar rasgado e Bitcoin. Imagem: ShutterStock

Pela primeira vez em menos de sete meses, o volume total de transferências com bitcoin ultrapassou US $ 15,8 trilhões. Como resultado, o volume agora representa 70% do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos, que é de aproximadamente US $ 22 trilhões.

PIB é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país, estado ou cidade, geralmente em um ano. Todos os países calculam o seu PIB nas suas respectivas moedas.

De acordo com informações do site Bitcoin Magazine, o volume de transferências com bitcoin em 2021 já ultrapassou o PIB da maior economia do mundo de 2010 e 2011, de US $ 15 trilhões e US $ 15,5 trilhões, respectivamente.

Vale lembrar que o PIB do Brasil em 2020 foi de R$ 7,4 trilhões, cerca de 1.4 trilhão de dólares, isso significa que o volume de transferências com a criptomoeda este ano já superou o PIB brasileiro em quase 12 vezes.

Volume transações com Bitcoin 2021. Imagem: Bitcoin Magazine
Volume transações com Bitcoin 2021. Imagem: Bitcoin Magazine

PIB Brasil 2021. Imagem IBGE
PIB Brasil 2021. Imagem IBGE

PIB EUA. Imagem: Economic Data
PIB EUA. Imagem: Economic Data

US$ 230 milhões por dia

De acordo com as expectativas do site, o volume de transferências deve ultrapassará o PIB dos Estados Unidos de 2012 e 2013 em breve, que foi de US $ 16 trilhões.

A alta no preço do bitcoin nos últimos meses é uma das principais razões para o crescimento no volume. A principal criptomoeda do mundo viu um volume de transferências de US $ 2,99 trilhões em abril, quando o preço atingiu um pico de quase US $ 65 mil.

Curiosamente, o preço do bitcoin caiu mais de 50% em relação ao recorde de abril, mas seu volume de transferências não caiu com a intensidade correlacionada.

O Bitcoin ainda está movimentando cerca  US $ 230 milhões por dia, o equivalente ao nível de dezembro de 2020, quando era negociado na faixa de US $ 20.000.

Isso significa que apesar da volatilidade intensa no preço, o interesse dos investidores pelo bitcoin permanece intacto – e reforça o fato de que a criptomoeda é uma alternativa viável ao sistema econômico atual.

Por que o volume de transações com bitcoin está ultrapassando o PIB dos EUA?

Além de se tornar um ativo alternativo de investimento, o bitcoin também é visto como uma alternativa ao dólar americano e a todo o sistema econômico.

O aumento no interesse institucional pelo bitcoin ajudou o volume de transações aumentar para US $ 15,8 trilhões em menos de sete meses deste ano.

A moeda digital está vendo uma aceitação mais ampla em todo o sistema financeiro, um fenômeno que aumentará ainda mais seu volume de transações nos próximos dias.

Empresas como Amazon, Facebook, Twitter, Reddit e provavelmente o Google são apenas algumas das maiores companhias do mundo que agora estão envolvidas com criptomoedas.

Segundo a análise do Bitcoin Magazine, se as transferências com a moeda digital continuarem na taxa atual, nos próximos cinco meses o Bitcoin ultrapassará todo o PIB da maior economia do mundo.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.
PayPal e Bitcoin

PayPal anuncia novo aplicativo para criptomoedas

O PayPal continua apostando nas criptomoedas, após ingressar no criptomercado há cerca de um ano, a empresa revelou seu novo app que traz recursos...
Ethereum. (Imagem: Adobe Stock)

Investidor veterano alerta: “Ethereum está entrando em momento de queda prolongada”

Peter Brandt é um veterano do mercado de investimentos e um nome bem respeitado entre quem acompanha criptomoedas. Peter não é um estranho para o...

“Corretoras de criptomoedas estão em risco”, diz Bloomberg

As corretoras de criptomoedas dos EUA podem estar prestes a enfrentar um grande risco de existência conforme as questões sobre a regulamentação do setor...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias