O Bitcoin começou a semana com uma movimentação muito positiva e animadora para a grande maioria dos investidores, e a moeda digital manteve o momento de alta, ultrapassando a resistência de US$ 11 mil. Apesar da alta, de acordo com pesquisadores, o volume de Bitcoins em corretoras continua baixo.
Quando uma criptomoeda tem um aumento de preço tão significativo quanto o Bitcoin teve no começo da semana, vemos um aumento de depósitos em exchanges, com os traders tentando aproveitar o momento para obter lucros.
Mas de acordo com dados da Arcane Research e Glassnode, o volume de Bitcoins em exchanges não teve uma movimentação significativa acompanhando o preço.
Isso indica que os investidores estão muito menos dispostos a vender seus ativos e estão colocando-os em carteiras frias.
“O Bitcoin depositado nas principais corretoras caiu significantemente desde abril e está atualmente nos níveis de 2019.
Isso sugere que mais usuários preferem guardar o seus bitcoins em carteiras privadas, o que pode levar a uma pressão de venda mais baixa nos próximos meses.”
The BTC deposits at major exchanges has dropped significantly since April and is currently at the low-levels of May 2019. This suggests that more users prefer to store their BTC in private wallets, which may lead to a lower selling pressure the upcoming months.
Data: @glassnode pic.twitter.com/I6qCc8Uhmu
— Arcane Research (@ArcaneResearch) July 29, 2020
Esse é um bom sinal no curto e médio prazo do Bitcoin, já que demonstra uma menor chance de uma venda massiva e consequentemente uma menor chance de o preço esbarrar em uma resistência e despencar para novos níveis de suporte.
Menos movimentação em exchanges pode ser sinal de segurança
Uma possibilidade para essa diminuição dos depósitos em corretoras pode ser que os usuários estão buscando cada vez mais segurança. Considerando o quanto corretoras podem representar um risco para seus ativos, desde ataques hackers, até exit scams.
Também temos o fato de que as negociações de contratos derivados de Bitcoin se tornaram bem comuns nos últimos meses. Essas negociações permitem que você use apenas uma fração de Bitcoin para realizar operações alavancadas. Sendo assim, menos ativos são necessários na sua carteira de operação.
Independente da situação, é importante sempre ressaltar que manter Bitcoins em corretoras nunca é uma boa ideia e que o melhor é sempre usar carteiras offline para esse tipo de armazenamento.
Narrativa da reserva de valor ganhando força?
Claro que não podemos deixar de falar de como o Bitcoin continua sendo considerado por muitos como uma reserva de valor, o que pode explicar o volume menor nas corretoras.
E assim como o ouro também vem tendo uma movimentação notável essa semana, é bem possível que os holders de Bitcoin também estejam guardando suas moedas digitais para um futuro mais distante.
Sendo assim, a incerteza financeira e política do mundo pode ser um dos principais motivos para o volume de Bitcoins estar consideravelmente baixo nas principais corretoras do mundo.