Volume de Transações do Bitcoin ultrapassa Paypal

Siga no

Uma das críticas a adoção das criptomoedas por várias pessoas é que a maior parte das redes não possuem escalabilidade de serem utilizadas como meio de pagamento no cotidiano, mas parece que a quantidade de transações do bitcoin mostram que as coisas não são bem assim.

Em várias comunidades uma das preocupações com as redes das criptomoedas é justamente a sua capacidade de escalabilidade como meio de pagamento no dia a dia, surgindo debates em vários canais das possibilidades dessa realidade.

Como as comunidades não encontram um consenso sobre o assunto, um usuário do Twitter chamado Yassine Elmandjra, resolveu avaliar a magnitude das transações do Bitcoin em relação a várias outras formas de transação e disse que é possível afirmar que os valores estão próximos.

Além disso, o volume de transações do Bitcoin ultrapassou os transacionados no Paypal e do cartão de crédito Discover, pelo menos por um curto período de tempo, obviamente sendo inferior na média geral, mas que não deixa de ser animador.

O Bitcoin é uma tecnologia descentralizada, é uma camada web que não possui fronteiras, e para grandes valores negociados e entre países diferentes é provavelmente uma das formas mais baratas de se transacionar e fazer também remessas financeiras.

Fonte: https://twitter.com/yassineARK

A tecnologia está em um processo de amadurecimento atualmente, tecnologias como a Lightning Network estão sendo testadas para aumentar a possibilidade de transações na rede, mas uma pesquisa favorável como a realizada por Yassine pode atrair olhares de grandes players ao mercado cripto e quem sabe testada uma adoção em massa.

É importante notar que as transações com Bitcoin são irreversíveis e só podem ser reembolsadas pela parte receptora – uma diferença fundamental das transações com cartão de crédito que podem ser canceladas.

Um reembolso é a demanda por um fornecedor de cartão de crédito para um varejista cobrir a perda em uma transação fraudulenta ou contestada.

Para os comerciantes, as vantagens de receber bitcoins são óbvias. Os pagamentos feitos com a moeda virtual economizam substancialmente no processamento de taxas e eliminam o risco de extorno indevido.

Para os compradores, as vantagens de pagar com bitcoin incluem maior simplicidade na transação, anonimato do usuário, não há interrupções de intermediários (por exemplo, sua conta sendo congelada como resultado de um alerta de fraude) e taxas de transação muito baixas.

Em última análise, o bitcoin se assemelha ao dinheiro tanto quanto aos cartões de crédito. A moeda virtual visa combinar as vantagens das transações diretas em dinheiro com o poder da tecnologia digital.

Saiba o preço do Bitcoin em tempo real aqui neste link.

Leia mais sobre:
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Corretora de Bitcoin e criptomoedas Binance

Binance abre inscrições para voluntários no Brasil

Quem busca empreender com criptomoedas ou mesmo ingressar nas comunidades brasileiras, uma oportunidade de aprendizado surgiu nos últimos dias. A Binance, a maior maior...

Uganda desliga internet, comércio de bitcoins para de funcionar

Na véspera das eleições presidenciais, o governo da Uganda bloqueou, sem avisar, a Internet de toda população. Isso ocorreu depois de os ugandeses contornarem...

“Gaste o máximo que puder, e depois um pouco mais”, diz FMI aos governos...

A diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, prevê que pode levar até dois anos para que a economia global retorne aos níveis...

Cotações por TradingView

Últimas notícias

Uganda desliga internet, comércio de bitcoins para de funcionar

Na véspera das eleições presidenciais, o governo da Uganda bloqueou, sem avisar, a Internet de toda população. Isso ocorreu depois de os ugandeses contornarem...

“Gaste o máximo que puder, e depois um pouco mais”, diz FMI aos governos do mundo todo

A diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, prevê que pode levar até dois anos para que a economia global retorne aos níveis...

Biden começa campanha de marketing trilionária para o Bitcoin

Um dos principais motivos pelo qual o preço do Bitcoin valorizou mais de 300% em 2020 foi a iniciativa do Banco Central dos EUA...

“Bitcoin me fez perder a sanidade”, diz jovem que perdeu R$ 5.8M e agora depende de auxilio do governo para sobreviver

Em 2020 o Bitcoin certamente deixou muitos investidores felizes, várias pessoas tiveram seus investimentos valorizados em cerca de 400%. Aqueles que decidiram investir logo...

Institucionais no Bitcoin, quem são? Por que compraram?

Nos últimos meses, pipocou na mídia o nome de diversos gestores e firmas de investimento institucionais que embarcaram no Bitcoin. Mas afinal, quem são...