VP do Conselho Federal de Economia faz alerta sobre criptomoedas

Economista brasileiro pediu que pessoas estudem antes de comprar criptomoedas.

Cofecon - Conselho Federal de Economia
Cofecon - Conselho Federal de Economia. Divulgação

O vice-presidente do Conselho Federal de Economia (Cofecon), Paulo Dantas da Costa fez um alerta sobre as criptomoedas serem altamente especulativas, podendo causar prejuízos para pessoas.

Tema novo ainda como tecnologia e economia, o Bitcoin surgiu há 13 anos como uma opção de moeda descentralizada, ou seja, não pode ser controlado por um governo ou empresa. Com essa falta de controle da moeda, o que os governos então estão buscando realizar é o controle do setor, como empresas e plataformas ligadas ao mercado.

Mesmo assim, a cotação do Bitcoin e demais criptomoedas ainda é alvo de críticas com relação ao seu comportamento volátil, visto que negociantes compram e vendem e seu preço flutua muito em pouco tempo. Essa característica da moeda fez com que um economista brasileiro emitisse um alerta ao mercado.

VP do Cofecon emite alerta sobre criptomoedas serem especulativas

Paulo Dantas da Costa, VP do Cofecon, comentou nos últimos dias sobre a aprovação no Senado Federal sobre um projeto de lei para regulamentar as criptomoedas no Brasil. Sua participação aconteceu no Jornal Hoje, onde ele emitiu um alerta público sobre o tema.

Defendendo que este setor precisa de regulação, o economista que já foi presidente do Cofecon defendeu que as pessoas tenham muito cuidado com as criptomoedas, que são altamente especulativas.

“É preciso tomar muito cuidado, pois as criptomoedas têm um caráter especulativo muito forte e isso pode prejudicar pessoas que não dominam a matéria e que entram na aventura”.

Segundo o Cofecon, a regulação das criptomoedas não está distante do país, principalmente após a aprovação no Senado Federal, que deve ir ao Plenário em breve.

Volume de negociação de criptomoedas e crimes no setor movimentaram regulamentação

Aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) no Senado Federal, o PL 3.825/2019, de autoria do Senador Flávio Arns (PP-PR), com relator Irajá (PSD-TO), que apresentou um substitutivo sobre o assunto, o tema agora aguarda decisão do plenário da casa.

Caso seja aprovado, este deverá ser encaminhado a Câmara dos Deputados, onde foi recentemente discutido outro PL sobre criptomoedas. De qualquer forma, o Congresso Nacional deverá trabalhar para aprovar um texto único sobre o assunto e então, após análise nas duas casas, encaminhar para análise do Presidente Jair Bolsonaro.

Vale o destaque que a intenção é deixar o setor sob fiscalização do Banco Central do Brasil, que deverá aprovar empresas para atuarem no setor. Além disso, crimes de pirâmides com criptomoedas terão pena aumentada pela nova legislação, punindo líderes de esquemas.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias